Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3725
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Jean dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-29T14:32:47Z | - |
dc.date.available | 2024-09-29T14:32:47Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Jean dos Santos. Epistemicídio e afrocentricidade no curso de pedagogia – CFP/UFRB: reflexões e proposições. 2018. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3725 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Epistemicidio | pt_BR |
dc.subject | Afrocentricidade | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.title | Epistemicídio e afrocentricidade no curso de pedagogia – CFP/UFRB: reflexões e proposições | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) é fruto das inquietações, anseios e trajetórias enquanto intelectual negro, subversivo e inconformado. A produção tem o objetivo de analisar as dimensões da ausência/silenciamento da produção epistemológica afrocentrada no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores – CFP/UFRB, em Amargosa BA. Para tanto, a metodologia utilizada concerne com uma aproximação das vivências, considerando elementos de uma epistemologia afrocentrada ou que dialogue - Asante (2009) Mazama (2009) Fanon (2008) Nascimento (2009) Junior (2016) - estruturada por uma abordagem de pesquisa qualitativa, revisão de literatura e análise documental. O recorte teórico está orientado pela discussão sobre epistemicídio fundamentado nas produções de Santos (2010; 2007) e Carneiro (2005), também apontamos os impactos das Universidades Ocidentalizadas - Grosfoguel (2016) - e seus efeitos para o sepultamento e silenciamento das produções que não fazem parte do cânone eurocêntrico. Destarte, a reflexão assinala e propõe a importância do compromisso com a verdade histórica sobre um povo. E, dessa forma, reconheça na educação um dos campos imprescindíveis para ampliar o potencial e capacidade para o combate necessário ao racismo. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Carlos Adriano da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Anália de Jesus | - |
dc.contributor.referee2 | Bonfim, Edcarlos Ribeiro | - |
dc.contributor.referee3 | Almeida, Gabriel Swahili Sales de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Epistemicidio_Afrocentricidade_Curso_TCC_2018.pdf | 882,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.