Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3722
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Governo de (in)certezas: a mudança governamental de 2016 e o impacto desta para as ações afirmativas educacionais |
Autor(es): | Barreto, Juliana Lirio |
Orientador(a): | Santos, Dyane Brito Reis |
Membro(a) da banca: | Santos, José Raimundo de Jesus |
Membro(a) da banca: | Jesus, Rodrigo Ednilson de |
Referência: | BARRETO, Juliana Lirio. Governo de (in)certezas: a mudança governamental de 2016 e o impacto desta para as ações afirmativas educacionais, Amargosa-BA. 2017. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
Resumo: | Esta pesquisa de conclusão de curso tem como objetivo traçar um panorama dos 16 anos (2002-2017) das Ações Afirmativas no Brasil em relação à raça na educação. Além disso, temo como objetivos específicos: Analisar o cenário das desigualdades raciais na sociedade brasileira; Compreender como os movimentos sociais negros agiram na implementação das políticas afirmativas. Utilizando como principais referências: MORRE (2010), (2012), GOMES (2016), SANTOS (2009), MEDEIROS (2004), MORESI (2003), entre outros. O interesse se dá pelo novo cenário político fruto de um golpe de um partido de direita, que se mostra burguês e branco. As ações desta nova conjuntura política nos deixa na incerteza sobre o futuro das Ações Afirmativas e nos causa uma inquietação quanto a sua permanência. O que nos remete a necessidade de conhecer as ações afirmativas implantadas e compreender os impactos que estas sofrem nesse novo cenário político. Desta forma analisaremos como se desenvolveu as políticas afirmativas dos últimos 13 anos (2002-2015) e os impactos que estão sofrendo durantes estes dois anos (2016-2017) de Governo de Michel Temer. |
Palavras-chave: | Ações Afirmativas Educação Mudança governamental Relações étnico-raciais Educação - Aspectos políticos |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 21-Set-2017 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-29T14:03:09Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3722 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Governo_Incertezas_Mudanca_TCC_2017.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.