Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Governo de (in)certezas: a mudança governamental de 2016 e o impacto desta para as ações afirmativas educacionais
Autor(es): Barreto, Juliana Lirio
Orientador(a): Santos, Dyane Brito Reis
Membro(a) da banca: Santos, José Raimundo de Jesus
Membro(a) da banca: Jesus, Rodrigo Ednilson de
Referência: BARRETO, Juliana Lirio. Governo de (in)certezas: a mudança governamental de 2016 e o impacto desta para as ações afirmativas educacionais, Amargosa-BA. 2017. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
Resumo: Esta pesquisa de conclusão de curso tem como objetivo traçar um panorama dos 16 anos (2002-2017) das Ações Afirmativas no Brasil em relação à raça na educação. Além disso, temo como objetivos específicos: Analisar o cenário das desigualdades raciais na sociedade brasileira; Compreender como os movimentos sociais negros agiram na implementação das políticas afirmativas. Utilizando como principais referências: MORRE (2010), (2012), GOMES (2016), SANTOS (2009), MEDEIROS (2004), MORESI (2003), entre outros. O interesse se dá pelo novo cenário político fruto de um golpe de um partido de direita, que se mostra burguês e branco. As ações desta nova conjuntura política nos deixa na incerteza sobre o futuro das Ações Afirmativas e nos causa uma inquietação quanto a sua permanência. O que nos remete a necessidade de conhecer as ações afirmativas implantadas e compreender os impactos que estas sofrem nesse novo cenário político. Desta forma analisaremos como se desenvolveu as políticas afirmativas dos últimos 13 anos (2002-2015) e os impactos que estão sofrendo durantes estes dois anos (2016-2017) de Governo de Michel Temer.
Palavras-chave: Ações Afirmativas
Educação
Mudança governamental
Relações étnico-raciais
Educação - Aspectos políticos
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 21-Set-2017
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-29T14:03:09Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3722
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