Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3722
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Governo de (in)certezas: a mudança governamental de 2016 e o impacto desta para as ações afirmativas educacionais |
metadata.dc.creator: | Barreto, Juliana Lirio |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Dyane Brito Reis |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, José Raimundo de Jesus |
metadata.dc.contributor.referee2: | Jesus, Rodrigo Ednilson de |
Citación : | BARRETO, Juliana Lirio. Governo de (in)certezas: a mudança governamental de 2016 e o impacto desta para as ações afirmativas educacionais, Amargosa-BA. 2017. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa de conclusão de curso tem como objetivo traçar um panorama dos 16 anos (2002-2017) das Ações Afirmativas no Brasil em relação à raça na educação. Além disso, temo como objetivos específicos: Analisar o cenário das desigualdades raciais na sociedade brasileira; Compreender como os movimentos sociais negros agiram na implementação das políticas afirmativas. Utilizando como principais referências: MORRE (2010), (2012), GOMES (2016), SANTOS (2009), MEDEIROS (2004), MORESI (2003), entre outros. O interesse se dá pelo novo cenário político fruto de um golpe de um partido de direita, que se mostra burguês e branco. As ações desta nova conjuntura política nos deixa na incerteza sobre o futuro das Ações Afirmativas e nos causa uma inquietação quanto a sua permanência. O que nos remete a necessidade de conhecer as ações afirmativas implantadas e compreender os impactos que estas sofrem nesse novo cenário político. Desta forma analisaremos como se desenvolveu as políticas afirmativas dos últimos 13 anos (2002-2015) e os impactos que estão sofrendo durantes estes dois anos (2016-2017) de Governo de Michel Temer. |
Palabras clave : | Ações Afirmativas Educação Mudança governamental Relações étnico-raciais Educação - Aspectos políticos |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 21-sep-2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-29T14:03:09Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3722 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Governo_Incertezas_Mudanca_TCC_2017.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.