Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3722
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barreto, Juliana Lirio | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-29T14:03:09Z | - |
dc.date.available | 2024-09-29T14:03:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-21 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Juliana Lirio. Governo de (in)certezas: a mudança governamental de 2016 e o impacto desta para as ações afirmativas educacionais, Amargosa-BA. 2017. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3722 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ações Afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Mudança governamental | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos políticos | pt_BR |
dc.title | Governo de (in)certezas: a mudança governamental de 2016 e o impacto desta para as ações afirmativas educacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de conclusão de curso tem como objetivo traçar um panorama dos 16 anos (2002-2017) das Ações Afirmativas no Brasil em relação à raça na educação. Além disso, temo como objetivos específicos: Analisar o cenário das desigualdades raciais na sociedade brasileira; Compreender como os movimentos sociais negros agiram na implementação das políticas afirmativas. Utilizando como principais referências: MORRE (2010), (2012), GOMES (2016), SANTOS (2009), MEDEIROS (2004), MORESI (2003), entre outros. O interesse se dá pelo novo cenário político fruto de um golpe de um partido de direita, que se mostra burguês e branco. As ações desta nova conjuntura política nos deixa na incerteza sobre o futuro das Ações Afirmativas e nos causa uma inquietação quanto a sua permanência. O que nos remete a necessidade de conhecer as ações afirmativas implantadas e compreender os impactos que estas sofrem nesse novo cenário político. Desta forma analisaremos como se desenvolveu as políticas afirmativas dos últimos 13 anos (2002-2015) e os impactos que estão sofrendo durantes estes dois anos (2016-2017) de Governo de Michel Temer. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Dyane Brito Reis | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, José Raimundo de Jesus | - |
dc.contributor.referee2 | Jesus, Rodrigo Ednilson de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Governo_Incertezas_Mudanca_TCC_2017.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.