Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3721
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | As Implicações dos saberes matemáticos cotidianos com os saberes construídos na educação de jovens, adultos e idosos: um estudo de caso em uma escola do município de Amargosa-BA |
metadata.dc.creator: | Santos, Uilhama Marques |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Clark, Geórgia Nellie |
metadata.dc.contributor.referee2: | Estrela, Sineide Cerqueira |
Citación : | SANTOS, Uilhama Marques. As Implicações dos saberes matemáticos cotidianos com os saberes construídos na educação de jovens, adultos e idosos: um estudo de caso em uma escola do município de Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2017. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma breve reflexão acerca das implicações dos saberes matemáticos cotidianos com os saberes construídos na Educação de Jovens Adultos e Idosos: um estudo de caso em uma escola do município de Amargosa-Ba. O objetivo central da pesquisa foi analisar de que forma os saberes matemáticos construídos na vida cotidiana dos jovens, adultos e idosos são utilizados nas práticas escolares, a fim de perceber seus impactos no processo de aprendizagem. A referência empírica é uma escola da rede municipal que atende ao um público pertencente às classes populares. A referida pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e utilizamos como técnicas para a recolha de dados, a observação participativa, entrevista semiestruturada (realizada com os estudantes e professora). Utilizamos como principais bases teóricas os seguintes autores: Arroyo (2007), Freire (1996), e Haddad e Di Pierro (2013), Haddad (2000), (Gadotti 2002), D´Ambrósio (2007,2009), Fonseca (2102), Ludke e André (1986), Yin (2005), Marconi e Lakatos (2007), entre outros que contribuíram para a realização desse trabalho. De acordo com os dados coletados foi possível perceber a imensa bagagem que os alunos da EJAI trazem consigo, sobretudo no que concerne a matemática, além disso, também percebemos a importância do professor relacionar os saberes cotidianos com os escolares, facilitando assim o aprendizado dos estudantes. Analisando o trabalho desenvolvido através dos relatos dos estudantes e professor, foi possível constatar que os seus conhecimentos foram aproveitados em sala de aula, assim eles foram adquirindo maior segurança em si, ficando evidente sua percepção sobre o domínio de alguns saberes e que estes foram valorizados no processo de ensino e aprendizagem. |
Palabras clave : | Educação de jovens e adultos e idosos Saberes matemáticos escolares Saberes matemáticos cotidianos Educação de adultos Práticas de ensino |
Resumen : | The present Work of Conclusion of Course presents a brief reflection on the implications of everyday mathematical knowledge with the knowledge built in Young Adult and Elderly Education: a case study at a school in the municipality of Amargosa-Ba. The main objective of the study was to analyze how the mathematical knowledge constructed in the daily life of young people, adults and the elderly are used in school practices in order to perceive its impacts on the learning process. . The empirical reference is a school of the municipal network that attends to a public belonging to the popular classes. This research was of a qualitative approach, of the type of case study and we used as techniques for data collection, participatory observation, semistructured interview (performed with students, teacher). We used as main theoretical bases for the realization of this research the following authors: Arroyo (2007), Freire (1996), e Haddad e Di Pierro (2013), Haddad (2000), (Gadotti 2002), D´Ambrosio (2007,2009), Fonseca (2102), Ludke e André (1986), Yin (2005), Marconi e Lakatos (2007), . According to the data collected, it was possible to perceive the immense baggage that the students of EJAI bring with them, especially as far as mathematics is concerned. In addition, we also perceive the importance of the teacher to relate daily knowledge with the students, thus facilitating students' learning. Analyzing the work developed through the reports of the students and teacher, it was possible to verify that their knowledge was used in the classroom, so they acquired greater security in themselves, being evident their perception about the domain of some knowledge and that these were valued In the teaching and learning process. |
metadata.dc.subject.en: | Youth and adult education and the elderly School mathematical knowledge Daily mathematical knowledge Adult education Teaching practices |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 27-sep-2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-29T13:53:29Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3721 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Implicacoes_Saberes_Matematicos_TCC_2017.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.