Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3721
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: As Implicações dos saberes matemáticos cotidianos com os saberes construídos na educação de jovens, adultos e idosos: um estudo de caso em uma escola do município de Amargosa-BA
metadata.dc.creator: Santos, Uilhama Marques
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Clark, Geórgia Nellie
metadata.dc.contributor.referee2: Estrela, Sineide Cerqueira
Citation: SANTOS, Uilhama Marques. As Implicações dos saberes matemáticos cotidianos com os saberes construídos na educação de jovens, adultos e idosos: um estudo de caso em uma escola do município de Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2017. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma breve reflexão acerca das implicações dos saberes matemáticos cotidianos com os saberes construídos na Educação de Jovens Adultos e Idosos: um estudo de caso em uma escola do município de Amargosa-Ba. O objetivo central da pesquisa foi analisar de que forma os saberes matemáticos construídos na vida cotidiana dos jovens, adultos e idosos são utilizados nas práticas escolares, a fim de perceber seus impactos no processo de aprendizagem. A referência empírica é uma escola da rede municipal que atende ao um público pertencente às classes populares. A referida pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e utilizamos como técnicas para a recolha de dados, a observação participativa, entrevista semiestruturada (realizada com os estudantes e professora). Utilizamos como principais bases teóricas os seguintes autores: Arroyo (2007), Freire (1996), e Haddad e Di Pierro (2013), Haddad (2000), (Gadotti 2002), D´Ambrósio (2007,2009), Fonseca (2102), Ludke e André (1986), Yin (2005), Marconi e Lakatos (2007), entre outros que contribuíram para a realização desse trabalho. De acordo com os dados coletados foi possível perceber a imensa bagagem que os alunos da EJAI trazem consigo, sobretudo no que concerne a matemática, além disso, também percebemos a importância do professor relacionar os saberes cotidianos com os escolares, facilitando assim o aprendizado dos estudantes. Analisando o trabalho desenvolvido através dos relatos dos estudantes e professor, foi possível constatar que os seus conhecimentos foram aproveitados em sala de aula, assim eles foram adquirindo maior segurança em si, ficando evidente sua percepção sobre o domínio de alguns saberes e que estes foram valorizados no processo de ensino e aprendizagem.
Keywords: Educação de jovens e adultos e idosos
Saberes matemáticos escolares
Saberes matemáticos cotidianos
Educação de adultos
Práticas de ensino
Abstract: The present Work of Conclusion of Course presents a brief reflection on the implications of everyday mathematical knowledge with the knowledge built in Young Adult and Elderly Education: a case study at a school in the municipality of Amargosa-Ba. The main objective of the study was to analyze how the mathematical knowledge constructed in the daily life of young people, adults and the elderly are used in school practices in order to perceive its impacts on the learning process. . The empirical reference is a school of the municipal network that attends to a public belonging to the popular classes. This research was of a qualitative approach, of the type of case study and we used as techniques for data collection, participatory observation, semistructured interview (performed with students, teacher). We used as main theoretical bases for the realization of this research the following authors: Arroyo (2007), Freire (1996), e Haddad e Di Pierro (2013), Haddad (2000), (Gadotti 2002), D´Ambrosio (2007,2009), Fonseca (2102), Ludke e André (1986), Yin (2005), Marconi e Lakatos (2007), . According to the data collected, it was possible to perceive the immense baggage that the students of EJAI bring with them, especially as far as mathematics is concerned. In addition, we also perceive the importance of the teacher to relate daily knowledge with the students, thus facilitating students' learning. Analyzing the work developed through the reports of the students and teacher, it was possible to verify that their knowledge was used in the classroom, so they acquired greater security in themselves, being evident their perception about the domain of some knowledge and that these were valued In the teaching and learning process.
metadata.dc.subject.en: Youth and adult education and the elderly
School mathematical knowledge
Daily mathematical knowledge
Adult education
Teaching practices
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 27-Sep-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-29T13:53:29Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3721
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Implicacoes_Saberes_Matematicos_TCC_2017.pdf1,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.