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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3695
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Só quem é capoeira sabe... Um olhar sobre capoeira, educação em espaços não formais e identidade negra em Mutuípe-BA |
metadata.dc.creator: | Barreto, Vanusa Sousa dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Carlos Adriano da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Fátima Aparecida da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Assis, Kleyson Rosário |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Esdras Oliveira de |
Citation: | BARRETO, Vanusa Sousa dos Santos. Só quem é capoeira sabe... Um olhar sobre capoeira, educação em espaços não formais e identidade negra em Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2019. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho é fruto da pesquisa realizada como requisito parcial de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e tem como título: “Só Quem é Capoeira Sabe... Um Olhar Sobre Capoeira, Educação em Espaços Não Formais e Identidade Negra em Mutuípe-BA”. O objetivo do estudo é compreender como o trabalho desenvolvido pela Associação de Capoeira Axé Bahia de Mutuípe (ACABM) implica para reconhecimento da identidade negra e afirmação de seus integrantes. Para tanto, partimos de uma abordagem qualitativa mediada por estudo de caso, em que utilizamos observação, questionários e entrevistas semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram o mestre, contramestre, e dois professores formados da Associação de Capoeira Axé Bahia de Mutuípe. Esse estudo considera a dimensão de que esses são sujeitos que possuem vivências e experiências carregadas de valores, culturas e saberes, que serão subsidio na construção e de reconstrução de práticas e projetos para a identidade negra. Dessa forma, compreendemos a capoeira como espaço de educação não formal, com muitas possibilidades de aprendizagens. Para fundamentar nosso trabalho e subsidiar o debate recorremos a estudos já elaborados a partir de autores como: Gohn (2001); Munanga (2006); Gomes (2005); Hall (2006); Leal (2009), entre outros. Com os resultados dessa pesquisa constatou-se que a Capoeira se constitui como espaço de educação não formal pois a mesma tem diversas características e valores que oferecem um leque possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem de seus praticantes. A capoeira contribui para identidade do praticante da capoeira através das mediações culturais que podem ou não estar vinculados a ancestralidade histórica valorizada da identidade negra, é um espaço de produção e disputa. |
Keywords: | Capoeira Identidade Educação não formal Relações étnico-raciais Práticas de ensino |
metadata.dc.description.abstract-es: | Este trabajo es fruto de la investigación realizada como requisito parcial de Conclusión del Curso de Licenciatura en Pedagogía de la Universidad Federal del Recôncavo de Bahía, y tiene como título: Sólo Quién es Capoeira Sabe ... Un Mirado Sobre Capoeira, Educación en Espacios No Forma y / Identidad Negra en Mutuípe-BA. El objetivo del estudio es comprender cómo el trabajo desarrollado por la Asociación de Capoeira Axé Bahia de Mutuípe (ACABM) implica para el reconocimiento de la identidad negra y la afirmación de sus integrantes. Para ello, partimos de un abordaje cualitativo mediado por estudio de caso, en que utilizamos observación, cuestionarios y entrevistas semiestructuradas. Los sujetos de la investigación fueron el maestro, contra maestro, y dos profesores formados de la Asociación de Capoeira Axé Bahía de Mutuípe. Este estudio considera la dimensión de que estos son sujetos que poseen vivencias y experiencias cargadas de valores, culturas y saberes, que serán subsidio en la construcción y reconstrucción de prácticas y proyectos para la identidad negra. De esa forma, comprendemos la capoeira como espacio de educación no formal, con muchas posibilidades de aprendizajes. Para fundamentar nuestro trabajo y subsidiar el debate recurrimos a estudios ya elaborados a partir de autores como: Gohn (2001); Munanga (2006); Gomes (2005); Hall (2006); Leal (2009), entre otros. Con los resultados de esa investigación se constató que la Capoeira se constituye como espacio de educación no formal pues la misma tiene diversas características y valores que ofrecen un abanico posibilidades para el proceso de enseñanza-aprendizaje de sus practicantes. |
metadata.dc.subject.es: | Capoeira La identidad Educación no formal Relaciones étnico-raciales Práticas docentes |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-27T12:35:48Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3695 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
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