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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3695
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Barreto, Vanusa Sousa dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-27T12:35:48Z | - |
dc.date.available | 2024-09-27T12:35:48Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Vanusa Sousa dos Santos. Só quem é capoeira sabe... Um olhar sobre capoeira, educação em espaços não formais e identidade negra em Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2019. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3695 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.title | Só quem é capoeira sabe... Um olhar sobre capoeira, educação em espaços não formais e identidade negra em Mutuípe-BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é fruto da pesquisa realizada como requisito parcial de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e tem como título: “Só Quem é Capoeira Sabe... Um Olhar Sobre Capoeira, Educação em Espaços Não Formais e Identidade Negra em Mutuípe-BA”. O objetivo do estudo é compreender como o trabalho desenvolvido pela Associação de Capoeira Axé Bahia de Mutuípe (ACABM) implica para reconhecimento da identidade negra e afirmação de seus integrantes. Para tanto, partimos de uma abordagem qualitativa mediada por estudo de caso, em que utilizamos observação, questionários e entrevistas semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram o mestre, contramestre, e dois professores formados da Associação de Capoeira Axé Bahia de Mutuípe. Esse estudo considera a dimensão de que esses são sujeitos que possuem vivências e experiências carregadas de valores, culturas e saberes, que serão subsidio na construção e de reconstrução de práticas e projetos para a identidade negra. Dessa forma, compreendemos a capoeira como espaço de educação não formal, com muitas possibilidades de aprendizagens. Para fundamentar nosso trabalho e subsidiar o debate recorremos a estudos já elaborados a partir de autores como: Gohn (2001); Munanga (2006); Gomes (2005); Hall (2006); Leal (2009), entre outros. Com os resultados dessa pesquisa constatou-se que a Capoeira se constitui como espaço de educação não formal pois a mesma tem diversas características e valores que oferecem um leque possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem de seus praticantes. A capoeira contribui para identidade do praticante da capoeira através das mediações culturais que podem ou não estar vinculados a ancestralidade histórica valorizada da identidade negra, é um espaço de produção e disputa. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Carlos Adriano da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Fátima Aparecida da | - |
dc.contributor.referee2 | Assis, Kleyson Rosário | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Esdras Oliveira de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.es | Capoeira | pt_BR |
dc.subject.es | La identidad | pt_BR |
dc.subject.es | Educación no formal | pt_BR |
dc.subject.es | Relaciones étnico-raciales | pt_BR |
dc.subject.es | Práticas docentes | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Este trabajo es fruto de la investigación realizada como requisito parcial de Conclusión del Curso de Licenciatura en Pedagogía de la Universidad Federal del Recôncavo de Bahía, y tiene como título: Sólo Quién es Capoeira Sabe ... Un Mirado Sobre Capoeira, Educación en Espacios No Forma y / Identidad Negra en Mutuípe-BA. El objetivo del estudio es comprender cómo el trabajo desarrollado por la Asociación de Capoeira Axé Bahia de Mutuípe (ACABM) implica para el reconocimiento de la identidad negra y la afirmación de sus integrantes. Para ello, partimos de un abordaje cualitativo mediado por estudio de caso, en que utilizamos observación, cuestionarios y entrevistas semiestructuradas. Los sujetos de la investigación fueron el maestro, contra maestro, y dos profesores formados de la Asociación de Capoeira Axé Bahía de Mutuípe. Este estudio considera la dimensión de que estos son sujetos que poseen vivencias y experiencias cargadas de valores, culturas y saberes, que serán subsidio en la construcción y reconstrucción de prácticas y proyectos para la identidad negra. De esa forma, comprendemos la capoeira como espacio de educación no formal, con muchas posibilidades de aprendizajes. Para fundamentar nuestro trabajo y subsidiar el debate recurrimos a estudios ya elaborados a partir de autores como: Gohn (2001); Munanga (2006); Gomes (2005); Hall (2006); Leal (2009), entre otros. Con los resultados de esa investigación se constató que la Capoeira se constituye como espacio de educación no formal pues la misma tiene diversas características y valores que ofrecen un abanico posibilidades para el proceso de enseñanza-aprendizaje de sus practicantes. | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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