Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Só quem é capoeira sabe... Um olhar sobre capoeira, educação em espaços não formais e identidade negra em Mutuípe-BA
Autor(es): Barreto, Vanusa Sousa dos Santos
Orientador(a): Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Membro(a) da banca: Silva, Fátima Aparecida da
Membro(a) da banca: Assis, Kleyson Rosário
Membro(a) da banca: Souza, Esdras Oliveira de
Referência: BARRETO, Vanusa Sousa dos Santos. Só quem é capoeira sabe... Um olhar sobre capoeira, educação em espaços não formais e identidade negra em Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2019. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: Este trabalho é fruto da pesquisa realizada como requisito parcial de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e tem como título: “Só Quem é Capoeira Sabe... Um Olhar Sobre Capoeira, Educação em Espaços Não Formais e Identidade Negra em Mutuípe-BA”. O objetivo do estudo é compreender como o trabalho desenvolvido pela Associação de Capoeira Axé Bahia de Mutuípe (ACABM) implica para reconhecimento da identidade negra e afirmação de seus integrantes. Para tanto, partimos de uma abordagem qualitativa mediada por estudo de caso, em que utilizamos observação, questionários e entrevistas semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram o mestre, contramestre, e dois professores formados da Associação de Capoeira Axé Bahia de Mutuípe. Esse estudo considera a dimensão de que esses são sujeitos que possuem vivências e experiências carregadas de valores, culturas e saberes, que serão subsidio na construção e de reconstrução de práticas e projetos para a identidade negra. Dessa forma, compreendemos a capoeira como espaço de educação não formal, com muitas possibilidades de aprendizagens. Para fundamentar nosso trabalho e subsidiar o debate recorremos a estudos já elaborados a partir de autores como: Gohn (2001); Munanga (2006); Gomes (2005); Hall (2006); Leal (2009), entre outros. Com os resultados dessa pesquisa constatou-se que a Capoeira se constitui como espaço de educação não formal pois a mesma tem diversas características e valores que oferecem um leque possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem de seus praticantes. A capoeira contribui para identidade do praticante da capoeira através das mediações culturais que podem ou não estar vinculados a ancestralidade histórica valorizada da identidade negra, é um espaço de produção e disputa.
Palavras-chave: Capoeira
Identidade
Educação não formal
Relações étnico-raciais
Práticas de ensino
Resumo em espanhol: Este trabajo es fruto de la investigación realizada como requisito parcial de Conclusión del Curso de Licenciatura en Pedagogía de la Universidad Federal del Recôncavo de Bahía, y tiene como título: Sólo Quién es Capoeira Sabe ... Un Mirado Sobre Capoeira, Educación en Espacios No Forma y / Identidad Negra en Mutuípe-BA. El objetivo del estudio es comprender cómo el trabajo desarrollado por la Asociación de Capoeira Axé Bahia de Mutuípe (ACABM) implica para el reconocimiento de la identidad negra y la afirmación de sus integrantes. Para ello, partimos de un abordaje cualitativo mediado por estudio de caso, en que utilizamos observación, cuestionarios y entrevistas semiestructuradas. Los sujetos de la investigación fueron el maestro, contra maestro, y dos profesores formados de la Asociación de Capoeira Axé Bahía de Mutuípe. Este estudio considera la dimensión de que estos son sujetos que poseen vivencias y experiencias cargadas de valores, culturas y saberes, que serán subsidio en la construcción y reconstrucción de prácticas y proyectos para la identidad negra. De esa forma, comprendemos la capoeira como espacio de educación no formal, con muchas posibilidades de aprendizajes. Para fundamentar nuestro trabajo y subsidiar el debate recurrimos a estudios ya elaborados a partir de autores como: Gohn (2001); Munanga (2006); Gomes (2005); Hall (2006); Leal (2009), entre otros. Con los resultados de esa investigación se constató que la Capoeira se constituye como espacio de educación no formal pues la misma tiene diversas características y valores que ofrecen un abanico posibilidades para el proceso de enseñanza-aprendizaje de sus practicantes.
Palavra em espanhol: Capoeira
La identidad
Educación no formal
Relaciones étnico-raciales
Práticas docentes
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-27T12:35:48Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3695
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