Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3687
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A importância da literatura infantil na formação de alunos leitores: uma proposta de pesquisa-ação |
metadata.dc.creator: | Pereira, Karla Dayane Santos Barreto |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Orrico, Nanci Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Perreira, Ivanete Gomes |
Référence bibliographique: | PEREIRA, Karla Dayane Santos Barreto. A importância da literatura infantil na formação de alunos leitores: uma proposta de pesquisa-ação, Amargosa-BA. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta monografia apresenta percurso da história da Literatura Infantil no Brasil e mundo e até se consolidar como importante recurso didático nas escolas para formação de leitores. Destaca-se a Literatura Infantil como uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação visto que esta oferece um método prazeroso e lúdico para que as crianças possam enveredar no mundo da leitura. Evidenciou-se nesta pesquisa o quanto é importante a mesma estar presente na sala de aula apresentando-a como uma grande aliada no processo de aquisição da leitura. Também foram apresentadas diferentes maneiras de trabalhar com a literatura e possíveis recursos, através de um projeto de pesquisa-ação. Desse modo, os objetivos dessa pesquisa foram os de: compreender como o trabalho com a literatura infantil pode ser um importante mecanismo de formação de leitores engajados e que desenvolvem um senso crítico sobre a realidade, refletir sobre práticas de incentivo à leitura por meio dos contos da literatura infantil e reconhecer as possibilidades de trabalho dentro dessa perspectiva. Através da pesquisa, constatou-se que a leitura proporciona ao leitor aprimorar seu caráter, sua personalidade, sua criatividade, imaginação e futuramente tornar-se um leitor crítico, apto a exercer sua cidadania, consciente da realidade social em que está inserido e das possibilidades de transformá-la. |
Mots-clés: | Educação infantil Literatura infantil Educação lúdica Leitura |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 28-aoû-2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-26T20:23:29Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3687 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Importancia_Literatura_Formacao_TCC_2018.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.