Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3687
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Karla Dayane Santos Barreto | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T20:23:29Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T20:23:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-28 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Karla Dayane Santos Barreto. A importância da literatura infantil na formação de alunos leitores: uma proposta de pesquisa-ação, Amargosa-BA. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3687 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação lúdica | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | A importância da literatura infantil na formação de alunos leitores: uma proposta de pesquisa-ação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta percurso da história da Literatura Infantil no Brasil e mundo e até se consolidar como importante recurso didático nas escolas para formação de leitores. Destaca-se a Literatura Infantil como uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação visto que esta oferece um método prazeroso e lúdico para que as crianças possam enveredar no mundo da leitura. Evidenciou-se nesta pesquisa o quanto é importante a mesma estar presente na sala de aula apresentando-a como uma grande aliada no processo de aquisição da leitura. Também foram apresentadas diferentes maneiras de trabalhar com a literatura e possíveis recursos, através de um projeto de pesquisa-ação. Desse modo, os objetivos dessa pesquisa foram os de: compreender como o trabalho com a literatura infantil pode ser um importante mecanismo de formação de leitores engajados e que desenvolvem um senso crítico sobre a realidade, refletir sobre práticas de incentivo à leitura por meio dos contos da literatura infantil e reconhecer as possibilidades de trabalho dentro dessa perspectiva. Através da pesquisa, constatou-se que a leitura proporciona ao leitor aprimorar seu caráter, sua personalidade, sua criatividade, imaginação e futuramente tornar-se um leitor crítico, apto a exercer sua cidadania, consciente da realidade social em que está inserido e das possibilidades de transformá-la. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Orrico, Nanci Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee2 | Perreira, Ivanete Gomes | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Importancia_Literatura_Formacao_TCC_2018.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.