Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3675
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Formação crítica na prática docente de professores/professoras de Ciências do Município de Sapeaçu, Bahia
metadata.dc.creator: Borges, Simão da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Pedro Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Rosilda Arruda
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Patrícia Petitinga
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa visa compreender como a formação crítica se manifesta na prática de professores/professoras de Ciências do ensino fundamenta II do município de Sapeaçu – Ba, e contextualizar a educação crítica, elementos teóricos e metodológicos da perspectiva crítica da pedagogia freiriana e da educação CTSA crítica, visando produzir informações úteis à tomada de decisão sobre a proposição de possíveis ações formativas para estes/estas educadores/educadoras no campo da educação crítica, principalmente da educação científica crítica. A pesquisa tem abordagem do tipo qualitativa, utilizando-se quantificação de dados como ponto de partida para abordagem qualitativa. O lócus da pesquisa foi no município de Sapeaçu-Recôncavo da Bahia, para isso foram aplicados questionários em três escolas que ofertam o Ensino Fundamental II, do 6o ao 9o ano da cidade de Sapeaçu. Participaram da pesquisa 10 professores/professoras que foram selecionados de acordo com a disponibilidade e aceite, mediante assinatura do termo de livre consentimento. Considerando o tempo de atuação na área, bem como a formação acadêmica dos entrevistados, foi possível identificar que os mesmos possuem postura crítica e reflexiva, adotando essas posturas em suas metodologias de ensino, dando voz e espaço aos seus alunos, permitindo que eles também contribuam com as aulas através de seus conhecimentos e experiências de vida. Além disso, a maioria dos professores entrevistados (90%) demonstraram interesse em aprofundar seus conhecimentos acerca de tais teorias através de palestras e cursos, a fim de melhorar as suas práticas pedagógicas e o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Palabras clave : Pedagogia libertadora
CTSA (Ciências, tecnologia, sociedade e ambiente)
Educação científica crítica
Ensino de Ciências
Sapeaçu (BA)
Resumen : This research aims to understand how critical training manifests itself in the practice of Science teachers in fundamental education II in the municipality of Sapeaçu - Ba, and to contextualize critical education, theoretical and methodological elements of the critical perspective of Freirean pedagogy and critical CTSA education, aiming to produce useful information for decision-making on proposing possible training actions for these educators in the field of critical education, mainly critical science education. The research has a qualitative approach, using data quantification as a starting point for a qualitative approach. The locus of the research was in the municipality of Sapeaçu-Recôncavo da Bahia, for which questionnaires were applied in three schools that offer Elementary School II, from the 6th to the 9th grade in the city of Sapeaçu. 10 professors participated in the research, who were selected according to availability and accepted by signing the free consent form. Considering the time working in the area, as well as the academic background of the interviewees, it was possible to identify that they have a critical and reflective posture, adopting these postures in their teaching methodologies, giving voice and space to their students, allowing them to also contribute with classes through their knowledge and life experiences. In addition, most of the teachers interviewed (90%) showed an interest in deepening their knowledge about such theories through lectures and courses, in order to improve their pedagogical practices and the development of the teaching and learning process.
metadata.dc.subject.en: Liberating pedagogy
CTSA (Science, technology, society and environment)
Critical scientific education
Science teaching
Sapeaçu (BA)
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 8-dic-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-26T18:31:51Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3675
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Formacao_Critica_Pratica_TCC_2022.pdf956,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.