Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3666
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Estigmas e identidades: narrativas de aluna e professor que vivem com HIV
metadata.dc.creator: Teixeira, Daniel Menezes
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Fernando Henrique Tisque dos
metadata.dc.contributor.referee1: Meireles, Mariana Martins de
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
Référence bibliographique: TEIXEIRA, Daniel Menezes. Estigmas e identidades: narrativas de aluna e professor que vivem com HIV, Amargosa-BA. 2022. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O estudo intitulado “Estigmas e identidades: narrativas de aluna e professor que vivem com HIV ”, apresenta a seguinte questão de pesquisa: Quais são as experiências escolares dos indivíduos nas quais estão presentes o processo de construção de estigmas em relação à doença e que colaboraram para a evasão e exclusão escolar e na formação docente? Qual é a influência dessas experiências na constituição de sua identidade social? Quais elementos estão presentes nas narrativas que permitem compreender o papel de professores e da sua formação em relação à aluna e o professor Vivendo com HIV? Os objetivos da pesquisa consistem em: a) compreender a partir das narrativas das PVHAs como ocorrem os processos de construção de estigmas em relação à doença e a exclusão escolar. b) analisar a influência das experiências escolares na constituição da identidade de indivíduos que vivem com HIV. c) discutir o papel de professores e de sua formação na relação com alunos vivendo com HIV. Foi realizada duas entrevistas com uma aluna e um professor vivendo com HIV e a partir dela, foi possível evidenciar os estigmas presentes dentro da escola e o que vem a possibilitar o fracasso escolar.
Mots-clés: Estigmas e identidades
HIV e educação
Narrativas de aluna e professor
Educação por narrativas
Professores - Formação
AIDS (Doença) - Aspectos sociais
Résumé: The study entitled “Stigmas and identities: narratives of student and teacher who live with HIV”, presents the following research question: What are the school experiences of individuals in which the process of constructing stigmas in relation to the disease is present and which collaborated for school evasion and exclusion and in teacher training? What is the influence of these experiences in the constitution of your social identity? What elements are present in the narratives that allow understanding the role of teachers and their training in relation to the student and teacher Living with HIV? The research objectives consist of: a) understanding, based on the narratives of the PLWHA, how the processes of construction of stigmas in relation to the disease and school exclusion occur. b) to analyze the influence of school experiences on the constitution of the identity of individuals living with HIV. c) discuss the role of teachers and their training in relation to students living with HIV. Two interviews were carried out with a student and a teacher living with HIV and from it, it was possible to highlight the stigmas present within the school and what makes school failure possible.
metadata.dc.subject.en: Stigmata and identities
HIV and education
Student and teacher narratives
Education through narratives
Teachers - Training
AIDS (Disease) - Social aspects
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 13-déc-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-26T15:29:57Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3666
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Estigmas_Identidades_Narrativas_TCC_2022.pdf651,98 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.