Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3666
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Teixeira, Daniel Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T15:29:57Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T15:29:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Daniel Menezes. Estigmas e identidades: narrativas de aluna e professor que vivem com HIV, Amargosa-BA. 2022. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3666 | - |
dc.description.abstract | The study entitled “Stigmas and identities: narratives of student and teacher who live with HIV”, presents the following research question: What are the school experiences of individuals in which the process of constructing stigmas in relation to the disease is present and which collaborated for school evasion and exclusion and in teacher training? What is the influence of these experiences in the constitution of your social identity? What elements are present in the narratives that allow understanding the role of teachers and their training in relation to the student and teacher Living with HIV? The research objectives consist of: a) understanding, based on the narratives of the PLWHA, how the processes of construction of stigmas in relation to the disease and school exclusion occur. b) to analyze the influence of school experiences on the constitution of the identity of individuals living with HIV. c) discuss the role of teachers and their training in relation to students living with HIV. Two interviews were carried out with a student and a teacher living with HIV and from it, it was possible to highlight the stigmas present within the school and what makes school failure possible. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estigmas e identidades | pt_BR |
dc.subject | HIV e educação | pt_BR |
dc.subject | Narrativas de aluna e professor | pt_BR |
dc.subject | Educação por narrativas | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | AIDS (Doença) - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | Estigmas e identidades: narrativas de aluna e professor que vivem com HIV | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo intitulado “Estigmas e identidades: narrativas de aluna e professor que vivem com HIV ”, apresenta a seguinte questão de pesquisa: Quais são as experiências escolares dos indivíduos nas quais estão presentes o processo de construção de estigmas em relação à doença e que colaboraram para a evasão e exclusão escolar e na formação docente? Qual é a influência dessas experiências na constituição de sua identidade social? Quais elementos estão presentes nas narrativas que permitem compreender o papel de professores e da sua formação em relação à aluna e o professor Vivendo com HIV? Os objetivos da pesquisa consistem em: a) compreender a partir das narrativas das PVHAs como ocorrem os processos de construção de estigmas em relação à doença e a exclusão escolar. b) analisar a influência das experiências escolares na constituição da identidade de indivíduos que vivem com HIV. c) discutir o papel de professores e de sua formação na relação com alunos vivendo com HIV. Foi realizada duas entrevistas com uma aluna e um professor vivendo com HIV e a partir dela, foi possível evidenciar os estigmas presentes dentro da escola e o que vem a possibilitar o fracasso escolar. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Fernando Henrique Tisque dos | - |
dc.contributor.referee1 | Meireles, Mariana Martins de | - |
dc.contributor.referee2 | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.en | Stigmata and identities | pt_BR |
dc.subject.en | HIV and education | pt_BR |
dc.subject.en | Student and teacher narratives | pt_BR |
dc.subject.en | Education through narratives | pt_BR |
dc.subject.en | Teachers - Training | pt_BR |
dc.subject.en | AIDS (Disease) - Social aspects | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estigmas_Identidades_Narrativas_TCC_2022.pdf | 651,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.