Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Daniel Menezes-
dc.date.accessioned2024-09-26T15:29:57Z-
dc.date.available2024-09-26T15:29:57Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Daniel Menezes. Estigmas e identidades: narrativas de aluna e professor que vivem com HIV, Amargosa-BA. 2022. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3666-
dc.description.abstractThe study entitled “Stigmas and identities: narratives of student and teacher who live with HIV”, presents the following research question: What are the school experiences of individuals in which the process of constructing stigmas in relation to the disease is present and which collaborated for school evasion and exclusion and in teacher training? What is the influence of these experiences in the constitution of your social identity? What elements are present in the narratives that allow understanding the role of teachers and their training in relation to the student and teacher Living with HIV? The research objectives consist of: a) understanding, based on the narratives of the PLWHA, how the processes of construction of stigmas in relation to the disease and school exclusion occur. b) to analyze the influence of school experiences on the constitution of the identity of individuals living with HIV. c) discuss the role of teachers and their training in relation to students living with HIV. Two interviews were carried out with a student and a teacher living with HIV and from it, it was possible to highlight the stigmas present within the school and what makes school failure possible.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstigmas e identidadespt_BR
dc.subjectHIV e educaçãopt_BR
dc.subjectNarrativas de aluna e professorpt_BR
dc.subjectEducação por narrativaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAIDS (Doença) - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleEstigmas e identidades: narrativas de aluna e professor que vivem com HIVpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO estudo intitulado “Estigmas e identidades: narrativas de aluna e professor que vivem com HIV ”, apresenta a seguinte questão de pesquisa: Quais são as experiências escolares dos indivíduos nas quais estão presentes o processo de construção de estigmas em relação à doença e que colaboraram para a evasão e exclusão escolar e na formação docente? Qual é a influência dessas experiências na constituição de sua identidade social? Quais elementos estão presentes nas narrativas que permitem compreender o papel de professores e da sua formação em relação à aluna e o professor Vivendo com HIV? Os objetivos da pesquisa consistem em: a) compreender a partir das narrativas das PVHAs como ocorrem os processos de construção de estigmas em relação à doença e a exclusão escolar. b) analisar a influência das experiências escolares na constituição da identidade de indivíduos que vivem com HIV. c) discutir o papel de professores e de sua formação na relação com alunos vivendo com HIV. Foi realizada duas entrevistas com uma aluna e um professor vivendo com HIV e a partir dela, foi possível evidenciar os estigmas presentes dentro da escola e o que vem a possibilitar o fracasso escolar.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fernando Henrique Tisque dos-
dc.contributor.referee1Meireles, Mariana Martins de-
dc.contributor.referee2Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enStigmata and identitiespt_BR
dc.subject.enHIV and educationpt_BR
dc.subject.enStudent and teacher narrativespt_BR
dc.subject.enEducation through narrativespt_BR
dc.subject.enTeachers - Trainingpt_BR
dc.subject.enAIDS (Disease) - Social aspectspt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estigmas_Identidades_Narrativas_TCC_2022.pdf651,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.