Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3649
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A Monitoria de ensino na educação superior e seu aspecto colaborativo da formação e do processo ensino-aprendizagem |
metadata.dc.creator: | Santos, Fabiana Celeste Boaventura dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Trindade, Lúcia Gracia Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pimentel, Sandra Lúcia Sant'Ana dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Référence bibliographique: | SANTOS, Fabiana Celeste Boaventura dos. A monitoria de ensino na educação superior e seu aspecto colaborativo da formação e do processo ensino-aprendizagem, Amargosa-BA. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | O programa de monitoria sempre é considerado um recurso que dá subsídio ao aluno, tanto na perspectiva da iniciação a docência quanto para a produção de conhecimentos estando mais próximos da pesquisa e da extensão. A monitoria sempre teve o intuito de melhorar o desenvolvimento desses alunos, com isso ela, com o passar dos anos sofreu melhorias, passando a ser um programa institucional e de monitoria de ensino, principalmente no ensino superior. O objetivo geral deste estudo é analisar, a partir da experiência vivenciada na monitoria de ensino na educação superior, os aspectos colaborativos referentes a formação e ao processo ensino-aprendizagem. E como objetivos específicos: 1) Identificar os aspectos colaborativos referentes a formação e ao processo ensino-aprendizagem vivenciados na monitoria de ensino; 2) Narrar as experiências vivenciadas na monitoria de ensino, enfatizando os aspectos colaborativos.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de cunho formativo, realizada a partir dos memoriais escritos sobre as experiências vivenciadas durante três semestres no Programa de Monitoria de Ensino da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Verificamos que o programa de monitoria contribui na formação de futuros professores, inicia o aluno para a docência, proporciona a ele aprendizagens tanto na perspectiva de quem ensina quanto de quem aprende. Portanto, fazer parte da monitoria é fazer parte de um arsenal de possibilidades de experiências. |
Mots-clés: | Educação - Pesquisa e extensão Educação - Ensino aprendizagem Professores - Ensino superior Ensino superior |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 27-sep-2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-25T22:15:50Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3649 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Monitoria_Ensino_Educacao_TCC_2017.pdf | 216,28 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.