Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3649
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Fabiana Celeste Boaventura dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T22:15:50Z | - |
dc.date.available | 2024-09-25T22:15:50Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Fabiana Celeste Boaventura dos. A monitoria de ensino na educação superior e seu aspecto colaborativo da formação e do processo ensino-aprendizagem, Amargosa-BA. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3649 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Pesquisa e extensão | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professores - Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | A Monitoria de ensino na educação superior e seu aspecto colaborativo da formação e do processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O programa de monitoria sempre é considerado um recurso que dá subsídio ao aluno, tanto na perspectiva da iniciação a docência quanto para a produção de conhecimentos estando mais próximos da pesquisa e da extensão. A monitoria sempre teve o intuito de melhorar o desenvolvimento desses alunos, com isso ela, com o passar dos anos sofreu melhorias, passando a ser um programa institucional e de monitoria de ensino, principalmente no ensino superior. O objetivo geral deste estudo é analisar, a partir da experiência vivenciada na monitoria de ensino na educação superior, os aspectos colaborativos referentes a formação e ao processo ensino-aprendizagem. E como objetivos específicos: 1) Identificar os aspectos colaborativos referentes a formação e ao processo ensino-aprendizagem vivenciados na monitoria de ensino; 2) Narrar as experiências vivenciadas na monitoria de ensino, enfatizando os aspectos colaborativos.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de cunho formativo, realizada a partir dos memoriais escritos sobre as experiências vivenciadas durante três semestres no Programa de Monitoria de Ensino da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Verificamos que o programa de monitoria contribui na formação de futuros professores, inicia o aluno para a docência, proporciona a ele aprendizagens tanto na perspectiva de quem ensina quanto de quem aprende. Portanto, fazer parte da monitoria é fazer parte de um arsenal de possibilidades de experiências. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Trindade, Lúcia Gracia Ferreira | - |
dc.contributor.referee1 | Pimentel, Sandra Lúcia Sant'Ana dos Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monitoria_Ensino_Educacao_TCC_2017.pdf | 216,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.