Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3646
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | O Planejamento na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e suas implicações para concepção de letramento e alfabetização no município de Brejões-BA |
Autor(es): | Santos, José Fábio Mendes dos |
Orientador(a): | Souza, Maicelma Maia |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Membro(a) da banca: | Silva, Erica Bastos da |
Referência: | SANTOS, José Fábio Mendes dos. O planejamento na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e suas implicações para concepção de letramento e alfabetização no município de Brejões-BA, Amargosa-BA. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
Resumo: | Essa monografia foi elaborada no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB) tendo como tema “O Planejamento na perspectiva do pacto e suas implicações para concepção de letramento e alfabetização no município de Brejões-BA”. O trabalho busca compreender as implicações presentes na prática do planejamento das atividades didáticas, de professoras dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, identificando, em seus relatos de experiências, concepções e implicações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para o processo de alfabetização e letramento. Para isso, utilizamos a metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas como instrumento de recolha de dados. fora sujeito de pesquisa, 4 (quatro) professoras do município de brejões-BA. A discussão teórica foi construída durante as análises das falas e utilizamos como referencial, os estudos de autores como: (ALBUQUERQUE,2007), (CARVALHO,2010), (FERREIRO,1996), (LEITE,2010), (LIBANEO,1994), (MORETTO,2011), (SOARES,2009), além de utilizar também dos documentos oficiais do MEC. Os resultados apontam que: a, o planejamento do Pacto influencia a prática docente das professoras que atuam nos anos iniciais do ensino, b as professoras reelaboram o conceito e a concepção de alfabetização e aprendizagem a partir do planejamento que começaram a trabalhar no Pacto, c as professoras conseguem compreender o planejamento didático pedagógico como um aliado na sua prática do docente. |
Palavras-chave: | Educação - Ensino fundamental Letramento Alfabetização Política educacional - PNAIC |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | Fev-2019 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-25T21:36:36Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3646 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Planejamento_Perspectiva_Pacto_TCC_2019.pdf | 754,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.