Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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dc.creatorSantos, José Fábio Mendes dos-
dc.date.accessioned2024-09-25T21:36:36Z-
dc.date.available2024-09-25T21:36:36Z-
dc.date.issued2019-02-
dc.identifier.citationSANTOS, José Fábio Mendes dos. O planejamento na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e suas implicações para concepção de letramento e alfabetização no município de Brejões-BA, Amargosa-BA. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3646-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacional - PNAICpt_BR
dc.titleO Planejamento na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e suas implicações para concepção de letramento e alfabetização no município de Brejões-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEssa monografia foi elaborada no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB) tendo como tema “O Planejamento na perspectiva do pacto e suas implicações para concepção de letramento e alfabetização no município de Brejões-BA”. O trabalho busca compreender as implicações presentes na prática do planejamento das atividades didáticas, de professoras dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, identificando, em seus relatos de experiências, concepções e implicações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para o processo de alfabetização e letramento. Para isso, utilizamos a metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas como instrumento de recolha de dados. fora sujeito de pesquisa, 4 (quatro) professoras do município de brejões-BA. A discussão teórica foi construída durante as análises das falas e utilizamos como referencial, os estudos de autores como: (ALBUQUERQUE,2007), (CARVALHO,2010), (FERREIRO,1996), (LEITE,2010), (LIBANEO,1994), (MORETTO,2011), (SOARES,2009), além de utilizar também dos documentos oficiais do MEC. Os resultados apontam que: a, o planejamento do Pacto influencia a prática docente das professoras que atuam nos anos iniciais do ensino, b as professoras reelaboram o conceito e a concepção de alfabetização e aprendizagem a partir do planejamento que começaram a trabalhar no Pacto, c as professoras conseguem compreender o planejamento didático pedagógico como um aliado na sua prática do docente.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maicelma Maia-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Silva, Erica Bastos da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
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