Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3645
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | O Projeto pedagógico do curso de licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias (CFP/UFRB): dimensões teóricas e perspectivas práticas |
metadata.dc.creator: | Santos, Mônica de Almeida |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Neves, Márcia Luzia Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee1: | Reis, Maíra Lopes dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Janaine Zdebski da |
Citation: | SANTOS, Mônica de Almeida. O projeto pedagógico do curso de licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias (CFP/UFRB): dimensões teóricas e perspectivas práticas, Amargosa-BA. 2017. 190 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente monografia apresenta considerações sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro de formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a partir de críticas sobre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). As discussões tecidas perpassam pela conjuntura histórica e social da Educação do Campo no Brasil e pela formação de professores para atuar frente a essa realidade, entrelaçando dimensões teóricas e perspectivas práticas. Para o desenvolvimento dessa pesquisa o principal objetivo delineado foi compreender como está organizado o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Área do Conhecimento em Ciências Agrárias do CFP, buscando trazer reflexões e considerações acerca do mesmo. Para isso, o estudo norteia-se com base nos seguintes objetivos específicos: contextualizar o processo histórico e social da Educação do Campo e da construção dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil; conhecer a forma com que se encontra organizado o PPC mencionado; e analisar se os aspectos elencados pelo PPC atendem às especificidades do Campo e de que forma isso acontece na prática. Nessa investigação foram utilizados os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, devido à importância de que todo o contexto investigado fosse levado em consideração para a compreensão da temática. Para isso, os instrumentos de recolha de dados empregados envolveram revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com observações, entrevistas e questionários. Em suma, o estudo possibilitou um contato aprofundado com o tema, perpassando pelo histórico da Educação do Campo e pela formação de professores. Os resultados da pesquisa nos permitem concluir que o PPC é um documento bastante complexo e que possui problemas a serem enfrentados por meio da reestruturação do documento, na qual é necessário solucionar desafios de âmbitos metodológicos, organizacionais e estruturais. |
Keywords: | Educação do campo Professores - Formação Curso - Projeto Pedagógico |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-25T21:24:35Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3645 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Projeto_Pedagogico_Curso_TCC_2017.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.