Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3645
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Mônica de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T21:24:35Z | - |
dc.date.available | 2024-09-25T21:24:35Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mônica de Almeida. O projeto pedagógico do curso de licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias (CFP/UFRB): dimensões teóricas e perspectivas práticas, Amargosa-BA. 2017. 190 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3645 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Curso - Projeto Pedagógico | pt_BR |
dc.title | O Projeto pedagógico do curso de licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias (CFP/UFRB): dimensões teóricas e perspectivas práticas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia apresenta considerações sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro de formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a partir de críticas sobre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). As discussões tecidas perpassam pela conjuntura histórica e social da Educação do Campo no Brasil e pela formação de professores para atuar frente a essa realidade, entrelaçando dimensões teóricas e perspectivas práticas. Para o desenvolvimento dessa pesquisa o principal objetivo delineado foi compreender como está organizado o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Área do Conhecimento em Ciências Agrárias do CFP, buscando trazer reflexões e considerações acerca do mesmo. Para isso, o estudo norteia-se com base nos seguintes objetivos específicos: contextualizar o processo histórico e social da Educação do Campo e da construção dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil; conhecer a forma com que se encontra organizado o PPC mencionado; e analisar se os aspectos elencados pelo PPC atendem às especificidades do Campo e de que forma isso acontece na prática. Nessa investigação foram utilizados os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, devido à importância de que todo o contexto investigado fosse levado em consideração para a compreensão da temática. Para isso, os instrumentos de recolha de dados empregados envolveram revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com observações, entrevistas e questionários. Em suma, o estudo possibilitou um contato aprofundado com o tema, perpassando pelo histórico da Educação do Campo e pela formação de professores. Os resultados da pesquisa nos permitem concluir que o PPC é um documento bastante complexo e que possui problemas a serem enfrentados por meio da reestruturação do documento, na qual é necessário solucionar desafios de âmbitos metodológicos, organizacionais e estruturais. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Neves, Márcia Luzia Cardoso | - |
dc.contributor.referee1 | Reis, Maíra Lopes dos | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Janaine Zdebski da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Projeto_Pedagogico_Curso_TCC_2017.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.