Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Mônica de Almeida-
dc.date.accessioned2024-09-25T21:24:35Z-
dc.date.available2024-09-25T21:24:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Mônica de Almeida. O projeto pedagógico do curso de licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias (CFP/UFRB): dimensões teóricas e perspectivas práticas, Amargosa-BA. 2017. 190 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3645-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCurso - Projeto Pedagógicopt_BR
dc.titleO Projeto pedagógico do curso de licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias (CFP/UFRB): dimensões teóricas e perspectivas práticaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia apresenta considerações sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro de formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a partir de críticas sobre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). As discussões tecidas perpassam pela conjuntura histórica e social da Educação do Campo no Brasil e pela formação de professores para atuar frente a essa realidade, entrelaçando dimensões teóricas e perspectivas práticas. Para o desenvolvimento dessa pesquisa o principal objetivo delineado foi compreender como está organizado o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Área do Conhecimento em Ciências Agrárias do CFP, buscando trazer reflexões e considerações acerca do mesmo. Para isso, o estudo norteia-se com base nos seguintes objetivos específicos: contextualizar o processo histórico e social da Educação do Campo e da construção dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil; conhecer a forma com que se encontra organizado o PPC mencionado; e analisar se os aspectos elencados pelo PPC atendem às especificidades do Campo e de que forma isso acontece na prática. Nessa investigação foram utilizados os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, devido à importância de que todo o contexto investigado fosse levado em consideração para a compreensão da temática. Para isso, os instrumentos de recolha de dados empregados envolveram revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com observações, entrevistas e questionários. Em suma, o estudo possibilitou um contato aprofundado com o tema, perpassando pelo histórico da Educação do Campo e pela formação de professores. Os resultados da pesquisa nos permitem concluir que o PPC é um documento bastante complexo e que possui problemas a serem enfrentados por meio da reestruturação do documento, na qual é necessário solucionar desafios de âmbitos metodológicos, organizacionais e estruturais.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Márcia Luzia Cardoso-
dc.contributor.referee1Reis, Maíra Lopes dos-
dc.contributor.referee2Silva, Janaine Zdebski da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
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