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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3623
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Reflexões sobre a educação de jovens e adultos e a má-fé institucional |
Autor(es): | Pereira, Valcilene Santos |
Orientador(a): | Clark, Geórgia Nelly |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Membro(a) da banca: | Silva, Irandir Souza da |
Referência: | PEREIRA, Valcilene Santos. Reflexões sobre a educação de jovens e adultos e a má-fé institucional, Amargosa-BA. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como pergunta de pesquisa: quais os indícios de existência de má-fé institucional perceptíveis na elaboração de políticas municipais da EJA? Considerando os estudos realizados pelo sociólogo Jessé Souza (2016), dentre outros autores, que apontam para a existência de uma má-fé institucional, no Brasil. O objetivo geral foi identificar possíveis indícios de má-fé institucional na efetivação da Educação de Jovens e Adultos em um município do vale do Jequiriçá-BA. Foram objetivos específicos: entender o processo histórico da EJA, sua constituição enquanto direito subjetivo e a sua vinculação às camadas mais pobres da sociedade; discutir o conceito de má-fé institucional na educação pública de modo geral e na educação de jovens e adultos de modo específico. Neste trabalho foi estabelecido diálogos com autores como Freire (2006), Paiva (2003) e Miguel Arroyo (2007), dentre outros, ao tratarmos da EJA, bem como os autores Lorena Freitas (2016), Souza, Clark e Pontes (2016), para a discussão sobre a má-fé institucional, dentre outros autores. A metodologia usada foi de natureza qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram usadas entrevistas semiestruturadas e observações. Foram colaboradores, deste estudo, estudantes da EJA de um município do Vale do Jequiriçá- BA que optou por fechar a maioria das turmas de EJA da zona rural e constituir um Centro de EJA na sede do município. Também contribuiu com o estudo um coordenador pedagógico desse referido Centro. Por meio das falas dos estudantes colaboradores e das observações, foi possível perceber fortes indícios de má-fé institucional na efetivação da EJA, tais como a desconsideração com a condição desses sujeitos de serem estudantes trabalhadores e com seus contextos de vida. |
Palavras-chave: | Educação - Jovem e adulto (EJA) Política educacional Políticas públicas |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 26-Mar-2019 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-24T20:58:30Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3623 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
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Reflexoes_Sobre_Educacao_TCC_2019.pdf | 845,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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