Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3617
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: As Contribuições epistemológicas de Paulo Freire para o processo de aquisição da leitura e da escrita na Educação de Jovens, Adultos e Idosos
metadata.dc.creator: Santos, Rogério Oliveira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Andreia Barbosa dos
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
Citation: SANTOS, Rogério Oliveira dos. As Contribuições epistemológicas de Paulo Freire para o processo de aquisição da leitura e da escrita na Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Amargosa-BA. 2022. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia, é resultado de um estudo acera das contribuições epistemológicas de Paulo Freire para o processo de aquisição da leitura e da escrita na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), tendo como problema mobilizador a seguinte questão: de que maneira as Teorias Freirianas contribuem para o processo de aquisição da leitura e da escrita na Educação de jovens, adultos e idosos? Para tanto, o objetivo se constitui em compreender, a partir das Teorias de Paulo Freire, o processo de aquisição da leitura e da escrita na Educação de jovens, adultos e idosos, considerando as especificidades do processo de alfabetização. O aporte teórico está pautado principalmente nas Teorias Feirianas, quais sejam: A importância do ato de Ler (1982); Pedagogia do Oprimido (1987); Conscientização (1980) entre outras obras de Paulo Freire que colaboraram para o embasamento desse trabalho, assim como outros autores que pesquisam, discutem e problematizam a temática em pauta. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativodescritiva (Minayo, 2002); (Gil, 2008) e igualmente militante (Jaumont e Varella, 2016). Como instrumentos para a produção de dados utilizou-se da entrevista semiestruturada a partir de um roteiro previamente definido que foi realizada junto aos educandos e, com as educadoras da EJAI, foi aplicado um questionário aberto, por meio da plataforma Google Forms, os quais foram analisados a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo (Bardin,1977). Como resultados, a pesquisa revelou a importância da EJAI para a vida dos estudantes, assim como, a condição de trabalhadores-estudantes que atravessam a trajetória formativa destes educandos. Evidenciou, também, a não efetivação do método de Paulo Freire no espaço educativo e a busca por parte das educadoras em trabalhar em sala de aula a partir dos pressupostos do referido autor. Além disso, a pesquisa evidenciou que Paulo Freire é responsável por grandes contribuições para o processo de alfabetização de pessoas jovens e adultas por compreender a alfabetização como um ato criador e político que está para além do método tecnicista e mecânico do codificar e decodificar, por ter como ponto de partida o cotidiano e às experiências de vida dos estudantes. Contribui da mesma forma para o processo de ensinoaprendizagem por entender este como uma ação dialógica de interação educadoreducando. Para Paulo Freire, não basta aprender ler e escrever, é preciso, pois, compreender o uso social e político do ato de aprender aplicando-os à realidade.
Keywords: EJAI
Alfabetização
Freire, Paulo. 1921 - 1997
Método
Práticas de ensino
Aprendizagem
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 2-Aug-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-24T17:48:35Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3617
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Contribuicoes_Epistemologicas_PauloFreire_TCC_2022.pdf1,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.