Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3615
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Educação de Jovens e Adultos em Amargosa-BA: memória de uma alfabetizadora a partir do MOBRAL e do MEB
metadata.dc.creator: Anunciação, Sandro Moura Oliveira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Dutra-Pereira, Franklin Kaic
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Meireles, Mariana Martins de
Référence bibliographique: ANUNCIAÇÃO, Sandro Moura Oliveira da. Educação de Jovens e Adultos em Amargosa-BA: memória de uma alfabetizadora a partir do MOBRAL e do MEB, Amargosa-BA. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho intitulado Educação de Jovens e Adultos em Amargosa-Ba: memória de uma alfabetizadora a partir do MOBRAL e do MEB, tem o intuito de investigar e compreender a alfabetização jovens e adultos, sobretudo nos programas MOBRAL e MEB, sob o manto dos deslocamentos, resistências e retrocessos no município de Amargosa/Ba, bem como, relatar percepções, pensamentos e memórias de uma alfabetizadora do MEB e analisar o processo histórico do MEB e do MOBRAL. A pesquisa constituiu-se no caráter qualitativo, com método de pesquisa biográfico, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas baseadas na conversação com uma alfabetizadora. Na sequência, a mesma apresenta a articulação dos referenciais teóricos que auxiliaram no desenvolvimento das discussões e resultados, como Arroyo (2014), Arroyo (2017), Fávero (2006), Fávero (2004), Freire (1986), Freire (1987), Freire (1989), Freire (2002). Esta pesquisa mostrou por meio da experiência de causa da alfabetizadora como os movimentos populares de educação, a exemplo do MEB, tiveram importância histórico social em alfabetizar os sujeitos do campo e marginalizados do município de Amargosa-BA, permitindo que os mesmos lutassem por uma vida mais digna e humana através de uma educação libertadora, contribuindo para compreender um pouco da história da educação destinada aos trabalhadores do campo no município.
Mots-clés: EJA
Alfabetização
MEB
MOBRAL
Práticas de ensino
Educação de adultos
Résumé: The present work entitled Youth and Adult Education in Amargosa-Ba: memory of a literacy teacher from MOBRAL and MEB aims to investigate and understand youth and adult literacy, especially in MOBRAL and MEB programs, under the mantle of displacement, resistance and setbacks in the municipality of Amargosa / BA, as well as, report perceptions, thoughts and memories of a MEB literacy teacher and analyze the historical process of MEB and MOBRAL. The research was qualitative, with a biographical research method, carried out through semi-structured interviews based on the conversation with a female literacy teacher. In the sequence, it presents the articulation of theoretical references that helped in the development of the discussions and results, such as Arroyo (2014), Arroyo (2017), Fávero (2006), Fávero (2004), Freire (1986), Freire (1987), Freire (1989), Freire (2002). This research showed through the cause experience of the literacy teacher how the popular movements of education, such as the MEB, had historical social importance in literacy of rural and marginalized subjects of the municipality of Amargosa-BA, allowing them to fight for a more dignified and humane life through a liberating education, contributing to understand a little of the history of education for rural workers in the municipality.
metadata.dc.subject.en: EJA
Literacy
MEB
MOBRAL
Teaching practices
Adult education
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 1-aoû-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-24T17:35:18Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3615
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Educacao_Jovens_Adultos_TCC_2022.pdf1,68 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.