Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3615
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Anunciação, Sandro Moura Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T17:35:18Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24T17:35:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
dc.identifier.citation | ANUNCIAÇÃO, Sandro Moura Oliveira da. Educação de Jovens e Adultos em Amargosa-BA: memória de uma alfabetizadora a partir do MOBRAL e do MEB, Amargosa-BA. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3615 | - |
dc.description.abstract | The present work entitled Youth and Adult Education in Amargosa-Ba: memory of a literacy teacher from MOBRAL and MEB aims to investigate and understand youth and adult literacy, especially in MOBRAL and MEB programs, under the mantle of displacement, resistance and setbacks in the municipality of Amargosa / BA, as well as, report perceptions, thoughts and memories of a MEB literacy teacher and analyze the historical process of MEB and MOBRAL. The research was qualitative, with a biographical research method, carried out through semi-structured interviews based on the conversation with a female literacy teacher. In the sequence, it presents the articulation of theoretical references that helped in the development of the discussions and results, such as Arroyo (2014), Arroyo (2017), Fávero (2006), Fávero (2004), Freire (1986), Freire (1987), Freire (1989), Freire (2002). This research showed through the cause experience of the literacy teacher how the popular movements of education, such as the MEB, had historical social importance in literacy of rural and marginalized subjects of the municipality of Amargosa-BA, allowing them to fight for a more dignified and humane life through a liberating education, contributing to understand a little of the history of education for rural workers in the municipality. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | MEB | pt_BR |
dc.subject | MOBRAL | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.title | Educação de Jovens e Adultos em Amargosa-BA: memória de uma alfabetizadora a partir do MOBRAL e do MEB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho intitulado Educação de Jovens e Adultos em Amargosa-Ba: memória de uma alfabetizadora a partir do MOBRAL e do MEB, tem o intuito de investigar e compreender a alfabetização jovens e adultos, sobretudo nos programas MOBRAL e MEB, sob o manto dos deslocamentos, resistências e retrocessos no município de Amargosa/Ba, bem como, relatar percepções, pensamentos e memórias de uma alfabetizadora do MEB e analisar o processo histórico do MEB e do MOBRAL. A pesquisa constituiu-se no caráter qualitativo, com método de pesquisa biográfico, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas baseadas na conversação com uma alfabetizadora. Na sequência, a mesma apresenta a articulação dos referenciais teóricos que auxiliaram no desenvolvimento das discussões e resultados, como Arroyo (2014), Arroyo (2017), Fávero (2006), Fávero (2004), Freire (1986), Freire (1987), Freire (1989), Freire (2002). Esta pesquisa mostrou por meio da experiência de causa da alfabetizadora como os movimentos populares de educação, a exemplo do MEB, tiveram importância histórico social em alfabetizar os sujeitos do campo e marginalizados do município de Amargosa-BA, permitindo que os mesmos lutassem por uma vida mais digna e humana através de uma educação libertadora, contribuindo para compreender um pouco da história da educação destinada aos trabalhadores do campo no município. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Dutra-Pereira, Franklin Kaic | - |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee2 | Meireles, Mariana Martins de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.en | EJA | pt_BR |
dc.subject.en | Literacy | pt_BR |
dc.subject.en | MEB | pt_BR |
dc.subject.en | MOBRAL | pt_BR |
dc.subject.en | Teaching practices | pt_BR |
dc.subject.en | Adult education | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Jovens_Adultos_TCC_2022.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.