Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3610
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A Educação lúdica e a importância na aprendizagem das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental I |
metadata.dc.creator: | Cruz, Rosane de Jesus |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Tavares, Aureliana da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Référence bibliographique: | CRUZ, Rosane de Jesus. A Educação lúdica e a importância na aprendizagem das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, Amargosa-BA. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta monografia aborda A Educação Lúdica e a Importância na Aprendizagem das Crianças nos anos Iniciais do Ensino Fundamental I. O objetivo desta pesquisa é compreender a importância do lúdico no processo de aprendizagem da criança no município de Mutuípe-Ba, aprofundando sobre como ele ajuda na aprendizagem e apontando para a necessidade de tornar as aulas mais prazerosas. Buscamos abordar no decorrer da pesquisa o Lúdico com enfoque na aprendizagem e como contribui para a criança nos anos iniciais, apresentando o que é a educação lúdica e como ele se caracteriza dentro da escola e mostrando como ela pode ser utilizada como um recurso pedagógico para dar aulas. Destarte, relatamos como as aulas lúdicas funcionam na prática dentro das escolas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, verificando que é fundamental compreender a atividade lúdica para que os professores possam utilizar como recurso pedagógico, pois de posse desse conhecimento o professor poderá intervir de maneira efetiva no processo de aquisição de conhecimento e na busca de subsídios que atendam as reais necessidades de seus alunos com dificuldades de aprendizagem. Além da pesquisa bibliográfica foi feita uma coleta de dados através de entrevista estruturada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, que relataram como trabalhar com o lúdico dentro da sala de aula. Consideramos que o lúdico é um método de ensino que contempla o desenvolvimento da criança em seus vários estágios de desenvolvimentos. A ênfase nessa temática trouxe à tona estímulos norteadores para o desenvolvimento do lúdico não como momento recreativo, mas que faça parte do processo de ensino aprendizagem ao longo da vida. |
Mots-clés: | Educação lúdica Aprendizagem Escola Práticas de ensino |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 14-aoû-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-24T17:00:52Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3610 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Ludica_Importancia_TCC_2024.pdf | 420,11 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.