Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Rosane de Jesus-
dc.date.accessioned2024-09-24T17:00:52Z-
dc.date.available2024-09-24T17:00:52Z-
dc.date.issued2024-08-14-
dc.identifier.citationCRUZ, Rosane de Jesus. A Educação lúdica e a importância na aprendizagem das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, Amargosa-BA. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3610-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titleA Educação lúdica e a importância na aprendizagem das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental Ipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta monografia aborda A Educação Lúdica e a Importância na Aprendizagem das Crianças nos anos Iniciais do Ensino Fundamental I. O objetivo desta pesquisa é compreender a importância do lúdico no processo de aprendizagem da criança no município de Mutuípe-Ba, aprofundando sobre como ele ajuda na aprendizagem e apontando para a necessidade de tornar as aulas mais prazerosas. Buscamos abordar no decorrer da pesquisa o Lúdico com enfoque na aprendizagem e como contribui para a criança nos anos iniciais, apresentando o que é a educação lúdica e como ele se caracteriza dentro da escola e mostrando como ela pode ser utilizada como um recurso pedagógico para dar aulas. Destarte, relatamos como as aulas lúdicas funcionam na prática dentro das escolas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, verificando que é fundamental compreender a atividade lúdica para que os professores possam utilizar como recurso pedagógico, pois de posse desse conhecimento o professor poderá intervir de maneira efetiva no processo de aquisição de conhecimento e na busca de subsídios que atendam as reais necessidades de seus alunos com dificuldades de aprendizagem. Além da pesquisa bibliográfica foi feita uma coleta de dados através de entrevista estruturada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, que relataram como trabalhar com o lúdico dentro da sala de aula. Consideramos que o lúdico é um método de ensino que contempla o desenvolvimento da criança em seus vários estágios de desenvolvimentos. A ênfase nessa temática trouxe à tona estímulos norteadores para o desenvolvimento do lúdico não como momento recreativo, mas que faça parte do processo de ensino aprendizagem ao longo da vida.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira-
dc.contributor.referee1Tavares, Aureliana da Silva-
dc.contributor.referee2Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao_Ludica_Importancia_TCC_2024.pdf420,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.