Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3608
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Classes multisseriadas: um olhar a partir da Escola Municipal Francisco Juventino de Souza, Amargosa - BA |
metadata.dc.creator: | Santos, Aline Marques |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Luana Patrícia Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nunes, Amilton dos Santos |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo em tela, intitulado “Classes Multisseriadas: Um olhar a partir da Escola Municipal Francisco Juventino de Souza”, tem o objetivo de analisar as classes multisseriadas numa escola do campo, no município de Amargosa-BA, sobretudo a organização do trabalho pedagógico. A questão norteadora da pesquisa é: de que maneira ocorreu o processo de multisseriamento na referida Escola e a Organização do Trabalho Pedagógico? A investigação ancora-se numa pesquisa exploratória de natureza qualitativa, por meio da pesquisa de campo, utilizando a análise documental, observação participante, com aplicação da entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta e produção de dados. O trabalho fundamenta-se teoricamente nos estudos que abordam as categorias conceituais fundantes deste trabalho, a saber: Classes Multisseriadas: Hage (2005), Antunes-Rocha e Hage (2010), Santos e Moura (2010, 2012), Ponce (1998); Escolas do Campo: Arroyo; Caldart e Molina (2011), Azevedo (2007), Verbetes da Educação do Campo e Brasil (2006); Organização do trabalho Pedagógico: Terciana Vidal Moura (2014), dentre outros. A análise dos dados de campo indica que o processo de multisseriamento na Escola Municipal Francisco Juventino de Souza se deu em razão do baixo quantitativo de estudantes por série e as professoras entrevistadas se deparam com muitas dificuldades ao atuarem nestas turmas. Entretanto, têm se esforçado a fim de superar todas estas dificuldades enfrentadas no desenvolvimento do trabalho pedagógico, procurando sempre desenvolver estratégias metodológicas diferenciadas. |
Mots-clés: | Classes multisseriadas Escolas do campo Organização do trabalho pedagógico |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 5-aoû-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-24T16:49:38Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3608 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Classes_Multisseriadas_Olhar_TCC_2024.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.