Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3608
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Aline Marques | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T16:49:38Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24T16:49:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3608 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Classes multisseriadas | pt_BR |
dc.subject | Escolas do campo | pt_BR |
dc.subject | Organização do trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.title | Classes multisseriadas: um olhar a partir da Escola Municipal Francisco Juventino de Souza, Amargosa - BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo em tela, intitulado “Classes Multisseriadas: Um olhar a partir da Escola Municipal Francisco Juventino de Souza”, tem o objetivo de analisar as classes multisseriadas numa escola do campo, no município de Amargosa-BA, sobretudo a organização do trabalho pedagógico. A questão norteadora da pesquisa é: de que maneira ocorreu o processo de multisseriamento na referida Escola e a Organização do Trabalho Pedagógico? A investigação ancora-se numa pesquisa exploratória de natureza qualitativa, por meio da pesquisa de campo, utilizando a análise documental, observação participante, com aplicação da entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta e produção de dados. O trabalho fundamenta-se teoricamente nos estudos que abordam as categorias conceituais fundantes deste trabalho, a saber: Classes Multisseriadas: Hage (2005), Antunes-Rocha e Hage (2010), Santos e Moura (2010, 2012), Ponce (1998); Escolas do Campo: Arroyo; Caldart e Molina (2011), Azevedo (2007), Verbetes da Educação do Campo e Brasil (2006); Organização do trabalho Pedagógico: Terciana Vidal Moura (2014), dentre outros. A análise dos dados de campo indica que o processo de multisseriamento na Escola Municipal Francisco Juventino de Souza se deu em razão do baixo quantitativo de estudantes por série e as professoras entrevistadas se deparam com muitas dificuldades ao atuarem nestas turmas. Entretanto, têm se esforçado a fim de superar todas estas dificuldades enfrentadas no desenvolvimento do trabalho pedagógico, procurando sempre desenvolver estratégias metodológicas diferenciadas. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Luana Patrícia Costa | - |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Amilton dos Santos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Classes_Multisseriadas_Olhar_TCC_2024.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.