Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3605
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A Utilização do lúdico pelos professores no processo da aprendizagem na educação infantil
metadata.dc.creator: Andrade, Maria Balbina Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Sabrina Torres
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Citación : ANDRADE, Maria Balbina Fernandes. A utilização do lúdico pelos professores no processo da aprendizagem na educação infantil, Amargosa-BA. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho intitulado “A utilização do lúdico no processo da aprendizagem na educação infantil”, por meio da pesquisa qualitativa, busca compreender como os professores utilizam as atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. O lúdico pode ser uma ferramenta muito importante para o processo de ensino-aprendizagem do aluno da educação infantil, uma vez que as atividades lúdicas além de proporcionar o divertimento, podem favorecer no desenvolvimento físico, emocional, motor, cognitivo, social e cultural da criança. E o professor pode utiliza-se desse recurso para tornar as atividades mais prazerosas para os alunos. Para tratar sobre o lúdico, neste trabalho, utilizamos a abordagem teórica e conceitual de estudos como o de Dohme (2008), Antunes (2014), Santos (2014), Ariès (1978), Sanches (2004 apud MATHIAS; PAULA, 2009), Froebel (1782-1852), Comenius (1593), Rousseau (1712), Pestalozzi (1746 apud Wajskop 1995), Vasconcelos (2005), Kuhlmann Jr.(2007). Para observar como a utilização do lúdico na educação infantil, foi aplicado um questionário com duas professoras da educação infantil da rede particular de ensino da cidade de Amargosa-BA, sendo uma professora no Grupo III e a outra professora Grupo IV. Após a análise do questionário respondido pelas professoras foi possível observar que o lúdico está presente na prática das professoras e que estas entendem a importância mesmo para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Nas falas das professoras, percebemos ainda, o lúdico se constitui como uma ferramenta muito importante para a aprendizagem das crianças.
Palabras clave : Educação infantil
Educação lúdica
Ensino-aprendizagem
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 27-may-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-23T21:10:50Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3605
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Utilizacao_Ludico_Professores_TCC_2021.pdf556,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.