Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3605
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | A Utilização do lúdico pelos professores no processo da aprendizagem na educação infantil |
metadata.dc.creator: | Andrade, Maria Balbina Fernandes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gomes, Sabrina Torres |
metadata.dc.contributor.referee1: | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Citation: | ANDRADE, Maria Balbina Fernandes. A utilização do lúdico pelos professores no processo da aprendizagem na educação infantil, Amargosa-BA. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021. |
metadata.dc.description.resumo: | O trabalho intitulado “A utilização do lúdico no processo da aprendizagem na educação infantil”, por meio da pesquisa qualitativa, busca compreender como os professores utilizam as atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. O lúdico pode ser uma ferramenta muito importante para o processo de ensino-aprendizagem do aluno da educação infantil, uma vez que as atividades lúdicas além de proporcionar o divertimento, podem favorecer no desenvolvimento físico, emocional, motor, cognitivo, social e cultural da criança. E o professor pode utiliza-se desse recurso para tornar as atividades mais prazerosas para os alunos. Para tratar sobre o lúdico, neste trabalho, utilizamos a abordagem teórica e conceitual de estudos como o de Dohme (2008), Antunes (2014), Santos (2014), Ariès (1978), Sanches (2004 apud MATHIAS; PAULA, 2009), Froebel (1782-1852), Comenius (1593), Rousseau (1712), Pestalozzi (1746 apud Wajskop 1995), Vasconcelos (2005), Kuhlmann Jr.(2007). Para observar como a utilização do lúdico na educação infantil, foi aplicado um questionário com duas professoras da educação infantil da rede particular de ensino da cidade de Amargosa-BA, sendo uma professora no Grupo III e a outra professora Grupo IV. Após a análise do questionário respondido pelas professoras foi possível observar que o lúdico está presente na prática das professoras e que estas entendem a importância mesmo para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Nas falas das professoras, percebemos ainda, o lúdico se constitui como uma ferramenta muito importante para a aprendizagem das crianças. |
Keywords: | Educação infantil Educação lúdica Ensino-aprendizagem |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 27-May-2021 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-23T21:10:50Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3605 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Utilizacao_Ludico_Professores_TCC_2021.pdf | 556,55 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.