Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3601
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A importância da contação de histórias para a aprendizagem da criança na educação infantil
metadata.dc.creator: Batista, Erislane Argolo
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Erica Bastos da
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Sirlândia Reis de
Référence bibliographique: BATISTA, Erislane Argolo. A importância da contação de histórias para a aprendizagem da criança na educação infantil, Amargosa-BA. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A contação de histórias se configura um momento de destaque quando se fala em estímulo à leitura, a ampliação da linguagem, ao despertar do senso crítico do ouvinte e principalmente, leva as crianças ao mundo dos sonhos. Nessa mesma perspectiva, a literatura infantil se mostra importante para a formação da criança leitora, pois proporciona prazer, divertimento, assim como o desenvolvimento de suas potencialidades emocionais, intelectual, cultural, lúdico. Na Educação Infantil a criança está na fase dos sonhos, de usar a imaginação e a criatividade e adora ouvir histórias que envolvem um mundo repleto de fantasias e coisas maravilhosas. Por isso, a importância da contação e da presença dos livros literários nesta fase de escolarização. É diante dessas afirmações que este trabalho buscou entender como a contação de histórias, pode auxiliar no processo de aprendizagem da criança na educação infantil. Para dar respaldo teórico às discussões aqui expostas, apresentamos as contribuiçõesde autores como Marisa Lajolo (2005), Fanny Abramovich (1997), Regina Zilberman (1998). Como abordagem metodológica foi realizado um estudo bibliográfico, seguida de aplicação de questionário com três professoras da Educação Infantil que trabalham em uma instituição privada, na cidade de Amargosa, no estado da Bahia. A partir desses diálogos com as docentes foi possível constatar o quanto a contação de histórias na Educação Infantil estimula o desenvolvimento do vocabulário, da escrita e, sobretudo o gosto pela leitura de modo a fazer dessa um hábito saudável. E o mais importante é que tudo isso é feito de modo prazeroso, pois as crianças imergem no mundo em que a história é contada e se sentem personagens e também criadores, dando vozes, mudando finais, incluindo personagens. As reflexões feitas nesta monografia foram muito gratificantes no sentido que possibilitou considerar a importância da contação na formação de alunos leitores, bem como enxergar os desafios e as possibilidades deste processo.
Mots-clés: Educação infantil
Literatura infantil
Contação de história
Leitura
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 24-mai-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-23T20:25:28Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3601
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Importancia_Contacao_Historias_TCC_2021.pdf397,32 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.