Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3601
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Batista, Erislane Argolo | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-23T20:25:28Z | - |
dc.date.available | 2024-09-23T20:25:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-24 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Erislane Argolo. A importância da contação de histórias para a aprendizagem da criança na educação infantil, Amargosa-BA. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3601 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | A importância da contação de histórias para a aprendizagem da criança na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A contação de histórias se configura um momento de destaque quando se fala em estímulo à leitura, a ampliação da linguagem, ao despertar do senso crítico do ouvinte e principalmente, leva as crianças ao mundo dos sonhos. Nessa mesma perspectiva, a literatura infantil se mostra importante para a formação da criança leitora, pois proporciona prazer, divertimento, assim como o desenvolvimento de suas potencialidades emocionais, intelectual, cultural, lúdico. Na Educação Infantil a criança está na fase dos sonhos, de usar a imaginação e a criatividade e adora ouvir histórias que envolvem um mundo repleto de fantasias e coisas maravilhosas. Por isso, a importância da contação e da presença dos livros literários nesta fase de escolarização. É diante dessas afirmações que este trabalho buscou entender como a contação de histórias, pode auxiliar no processo de aprendizagem da criança na educação infantil. Para dar respaldo teórico às discussões aqui expostas, apresentamos as contribuiçõesde autores como Marisa Lajolo (2005), Fanny Abramovich (1997), Regina Zilberman (1998). Como abordagem metodológica foi realizado um estudo bibliográfico, seguida de aplicação de questionário com três professoras da Educação Infantil que trabalham em uma instituição privada, na cidade de Amargosa, no estado da Bahia. A partir desses diálogos com as docentes foi possível constatar o quanto a contação de histórias na Educação Infantil estimula o desenvolvimento do vocabulário, da escrita e, sobretudo o gosto pela leitura de modo a fazer dessa um hábito saudável. E o mais importante é que tudo isso é feito de modo prazeroso, pois as crianças imergem no mundo em que a história é contada e se sentem personagens e também criadores, dando vozes, mudando finais, incluindo personagens. As reflexões feitas nesta monografia foram muito gratificantes no sentido que possibilitou considerar a importância da contação na formação de alunos leitores, bem como enxergar os desafios e as possibilidades deste processo. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Erica Bastos da | - |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Sirlândia Reis de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Importancia_Contacao_Historias_TCC_2021.pdf | 397,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.