Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3556
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Concepções de estudantes de Licenciatura em Biologia sobre as dimensões CPA dos conteúdos
metadata.dc.creator: Nobre, Leila Vasconcelos Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Patrícia Petitinga
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Rosilda Arruda
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Gabriel
metadata.dc.description.resumo: Muitas são as reflexões e discussões realizadas na área da educação com o intuito de superar visões reducionistas do que são conteúdos de ensino e aprendizagem. Apesar disso, as práticas docentes ainda privilegiam o modelo de ensino conceitualista considerando, de forma desproporcional, a presença das dimensões Conceituais, Procedimentais e Atitudinais (CPA) dos conteúdos nos seus planejamentos. As dimensões CPA nos processos de ensino e aprendizagem mobilizam conteúdos para além de fatos, conceitos e princípios incluindo intencionalmente procedimentos, habilidades, destrezas, valores, normas e atitudes que são essenciais para uma formação integral. Diante disso, objetivou-se nessa pesquisa analisar como os estudantes de Licenciatura em Biologia concebem as dimensões CPA dos conteúdos no planejamento de Sequências Didáticas (SD). Para fundamentar as reflexões do nosso estudo buscou-se as contribuições de autores como Coll e colaboradores (2000), Conrado e Nunes-Neto (2018) e Zabala (1998). O estudo assumiu uma abordagem qualitativa, na perspectiva de pesquisa interpretativista, com a finalidade de compreender e explicar os fenômenos pelo ponto de vista do pesquisador. O trabalho também se trata de uma pesquisa documental, a partir das análises das SD produzidas por estudantes do curso de Licenciatura em Biologia durante os estágios de regência. Dessa forma, foi possível analisar oito sequências didáticas produzidas por dez estudantes. Os resultados evidenciaram que as concepções dos estudantes, ao planejar as SD são dirigidas para uma valorização excessiva da dimensão conceitual dos conteúdos, apresentando uma desproporcionalidade no que tange às intenções de abordar as dimensões procedimentais e atitudinais. Contudo, é necessário discutirmos no contexto da formação docente a multidimensionalidade dos conteúdos, de modo que atenda às demandas educacionais voltadas para uma formação mais ampla, oferecendo contribuições para a organização do planejamento docente.
Keywords: Dimensões do conteúdo
Sequências didáticas
Formação integral
Licenciatura em Biologia
CPA (Conceituais, Procedimentais e Atitudinais)
Abstract: There are many reflections and discussions carried out in the area of education in order to overcome reductionist views of what teaching and learning content is. Despite this, teaching practices still favor the conceptualist teaching model, disproportionately considering the presence of the Conceptual, Procedural and Attitudinal (CPA) dimensions of the contents in their planning. The CPA dimensions in the teaching and learning processes /mobilize content beyond facts, concepts and principles, intentionally including procedures, abilities, skills, values, norms and attitudes that are essential for a comprehensive education. Therefore, this research aimed to analyze how Biology Degree students conceive the CPA dimensions of the contents in the planning of Didactic Sequences (DS). To support the reflections of our study, the contributions of authors such as Coll et al. (2000), Conrado and Nunes-Neto (2018) and Zabala (1998) were sought. The study took a qualitative approach, from the perspective of interpretive research, in order to understand and explain the phenomena from the researcher's point of view. The work is also a documentary research, based on the analysis of DS produced by students of the Degree in Biology during their regency internships. Thus, it was possible to analyze eight didactic sequences produced by ten students. The results showed that the students' conceptions, when planning the DS, are directed towards an excessive appreciation of the conceptual dimensions of the contents, presenting a disproportionality with regard to the intentions to address the procedural and attitudinal dimensions. However, it is necessary to discuss in the context of teacher education the multidimensionality of content, so that it meets the educational demands aimed at a broader education, offering contributions to the organization of teacher planning.
metadata.dc.subject.en: Content dimensions
Didactic sequences
Integral formation
Degree in biology
CPA (Conceptual, Procedural and Attitudinal)
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 13-Sep-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-18T20:25:27Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3556
Appears in Collections:CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Concepcoes_Estudantes_Licenciatura_TCC_2021.pdf537,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.