Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3516
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | O uso de estratégias investigativas como ferramentas didático-pedagógicas para o ensino da matemática na educação do campo |
metadata.dc.creator: | Lima, João Evangelista Rocha, Rosana Brito Lima |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Porto, Klayton Santana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Chagas, Rita de Cácia dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santana, Luana Silva |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo tem como objetivo elaborar uma sequência didática investigativa para o ensino do conteúdo frações em turmas do 6º ano de escolas do campo. A sequência didática investigativa é composta pelos seguintes instrumentos e estratégias: pré-teste, aulas investigativas sobre o conteúdo de frações, aulas escritas por meio de resoluções de problemas, jogo de dominó de frações. A metodologia tem uma abordagem bibliográfica de natureza qualitativa, para isso recorremos aos autores Cardart et al. (2012), Dante (1998; 2010), Porto (2018), Zabala (1998; 2000), dentre outros, para fundamentar a construção e apresentação da sequência didática investigativa elaborada. Esperamos que a sequência didática contribua para melhorar a qualidade do ensino de matemática na Educação do campo, de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo frações nas turmas em que ela for aplicada. |
Keywords: | Sequência didática investigativa Estratégias investigativas Ensino de matemática Educação do campo Ferramentas didático-pedagógicas |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
Issue Date: | 27-May-2021 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-17T16:28:09Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3516 |
Appears in Collections: | CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Estrategias_Investigativas_Ferramentas_TCC_2021.pdf | 744,85 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.