Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3516
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, João Evangelista | - |
dc.creator | Rocha, Rosana Brito Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T16:28:09Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T16:28:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-27 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3516 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática investigativa | pt_BR |
dc.subject | Estratégias investigativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas didático-pedagógicas | pt_BR |
dc.title | O uso de estratégias investigativas como ferramentas didático-pedagógicas para o ensino da matemática na educação do campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo elaborar uma sequência didática investigativa para o ensino do conteúdo frações em turmas do 6º ano de escolas do campo. A sequência didática investigativa é composta pelos seguintes instrumentos e estratégias: pré-teste, aulas investigativas sobre o conteúdo de frações, aulas escritas por meio de resoluções de problemas, jogo de dominó de frações. A metodologia tem uma abordagem bibliográfica de natureza qualitativa, para isso recorremos aos autores Cardart et al. (2012), Dante (1998; 2010), Porto (2018), Zabala (1998; 2000), dentre outros, para fundamentar a construção e apresentação da sequência didática investigativa elaborada. Esperamos que a sequência didática contribua para melhorar a qualidade do ensino de matemática na Educação do campo, de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo frações nas turmas em que ela for aplicada. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Porto, Klayton Santana | - |
dc.contributor.referee1 | Chagas, Rita de Cácia dos Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Santana, Luana Silva | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estrategias_Investigativas_Ferramentas_TCC_2021.pdf | 744,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.