Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3493
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Formação de professores em escolas do campo do município de Ipecaetá: uma reflexão a partir do PNAIC |
metadata.dc.creator: | Souza, Ilma Gomes de Santos, Suzana Golçalves dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Orrico, Nanci Rodrigues |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira a Formação Continuada de professores alfabetizadores, sob orientação da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, contribui para a melhoria do ensino em escolas do campo. Para isto, busca-se apresentar o conceito e as perspectivas do programa, bem como sua atuação no município de Ipecaetá-BA, além de promover a escuta de algumas professoras participantes da formação que o PNAIC oferta. A abordagem metodológica para a pesquisa foi de cunho descritivo, baseada em estudo e analises de materiais escritos e entrevista realizada na secretária de educação do município. De posse dos dados coletados, foi utilizada a análise textual discursiva. Ao fim da apresentação do cenário em que ocorreu essa pesquisa, do levantamento de dados bibliográficos e da análise das entrevistas realizadas, concluímos que programas como o PNAIC contribui efetivamente para uma melhoria na qualidade da educação. |
Mots-clés: | Educação do campo Formação continuada de professores Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Ipecaetá (BA) Qualidade da educação |
Résumé: | The aim of this study is to investigate how the Continuing Education of literacy teachers contributes to a quality learning education, under the guidance of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). In order to do this, we intend to present the concept and perspectives of the program, as well as its performance in the municipality of Ipecaetá - BA. The methodological approach to the research will be descriptive, based on study and analysis of written materials and interview conducted at the education secretary of the municipality. With the collected data, the discursive |
metadata.dc.subject.en: | Countryside education Continuing teacher training National Pact for Literacy at the Right Age Ipecaetá (BA) Quality of education |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
Date de publication: | 12-jui-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-17T16:24:50Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3493 |
Collection(s) : | CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Professores_Ipecaeta_TCC_2019.pdf | 291,62 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.