Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3451
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Pequena cartografia das situações de saúde-doença de professores universitários vinculados ao CFP/UFRB |
metadata.dc.creator: | Sousa, Leilane dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Luana Patrícia Costa |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Meirelhes, Mariana Martins de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Macedo, Alice Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Creuza Souza |
Référence bibliographique: | SOUSA, Leilane dos Santos. Pequena cartografia das situações de saúde-doença de professores universitários vinculados ao CFP/UFRB, Amargosa-BA. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho monográfico buscou investigar questões relacionadas as situações de saúde-doença vivenciadas por professores universitários vinculados ao CFP/UFRB. As condições de trabalho dos professores, envolvem condições físicas e psicológicas implicando diretamente na realização das atividades laborais cotidianas, uma vez que, o professor exausto no processo de realização do trabalho teria a sua saúde fragilizada e estaria mais suscetível ao adoecimento. Em vista disso, delimitou-se como objetivo geral: investigar processos de saúde-doença relacionados à docência no ensino superior. Tal objetivo, desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: Mapear as situações de saúde-doença/ prazer e desprazer vivenciadas por professores universitários vinculados ao CFP/ UFRB; tecer reflexões sobre as condições de trabalho dos professores universitários. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se caracteriza como abordagem qualitativa recorrendo ao questionário, no formato on-line, produzido via google forms, como principal instrumento de recolha de informações. O questionário foi destinado a todos os docentes vinculados ao Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, de modo que, até a data delimitada 23 docentes responderam ao respectivo instrumento. Desse modo, considerando as deliberações da abordagem qualitativa de pesquisa, os dados gerados através do questionário online foram organizados e analisados na perspectiva da análise do conteúdo. Em suma, este trabalho buscou contextualizar e apresentar uma síntese a respeito dos processos de saúde- doença vivenciados por professores universitários. De certo, esse é um debate que interessa os cursos de formação de professores, uma vez que, professores que formam professores também atravessam situações complexas de prazer e desprazer na profissão, influenciando no aprendizado sobre a profissão docente. Por fim, a partir dos resultados desta pesquisa, vislumbra-se a necessidade de um olhar humano e político sobre as condições de saúde-doença dos docentes universitários, de modo que, ao acolher os professores, também se possa redimensionar a formação de novos docentes e, apresentar algum grau de apaziguamento aos possíveis sofrimentos por eles apresentados. Nestas reflexões finais, sugere-se o desenvolvimento de ações conjuntas de prevenção e promoção à saúde dos docentes universitários, com vistas a promover melhorias efetivas nas condições de trabalho, fomentando políticas públicas de valorização e cuidado com a saúde dos professores. |
Mots-clés: | Professores universitários Saúde-doença Trabalho - Condições Doença ocupacional Trabalho - Aspectos sociologicos Professores - Formação |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 20-oct-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-09T14:23:58Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3451 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Pequena_Cartografia_Sistuacoes_TCC_2023.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.