Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3435
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : “Mas adivinhe, agora ela tinha se perdido”: geografia nos anos iniciais, literatura e alfabetização geográfica
metadata.dc.creator: Brito, Patrícia Carolina Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Meireles, Mariana Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Erica Bastos da
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Maíra Lopes dos
Citación : BRITO, Patrícia Carolina Santos Brito. “Mas adivinhe, agora ela tinha se perdido”: geografia nos anos iniciais, literatura e alfabetização geográfica, Amargosa-BA. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia tem como objetivo compreender de que maneira a literatura infanto-juvenil pode contribuir para o processo de alfabetização geográfica no ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho girou em torno da seguinte inquietação: de que modo a literatura pode contribuir no processo de alfabetização geográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para tanto, a investigação ancorou-se na metodologia qualitativa de pesquisa, utilizando a análise documental, tomando os livros literários como um documento-texto. Desse modo, foram analisados três contos literários a saber: “Gabi, perdi a hora”, “As brincotecas” e “O casamento da princesa”, tais obras integram o Programa Nacional Biblioteca na Escola, o trabalho de escolha se deu de forma minuciosa, tendo como princípio elementos geográficos presente nos enredos literários. Utilizou-se de aportes teóricos os estudos sobre ensino de Geografia nos iniciais e trabalhos que relacionam Geografia e Literatura, a saber: Callai (2004, 2005 e 2010), Straforini (2008), Beraldi (2010), Moraes e Callai (2013), Silva e Barbosa (2014), Ferreira e Castrogiovanni (2015), Lopes (2008), e Mazzoneto e Moreira (2006). Em síntese conclusiva, o estudo revelou contribuições significativas da literatura para o ensino de Geografia nos iniciais, sobretudo, considerando o processo de alfabetização geográfica.
Palabras clave : Educação - Ensino fundamental
Alfabetização geográfica
Literatura infanto-juvenil
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 2-sep-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-04T21:00:12Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3435
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Adivinhe_Agora_Ela_TCC_2017.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.