Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3435
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Patrícia Carolina Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T21:00:12Z | - |
dc.date.available | 2024-09-04T21:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-02 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Patrícia Carolina Santos Brito. “Mas adivinhe, agora ela tinha se perdido”: geografia nos anos iniciais, literatura e alfabetização geográfica, Amargosa-BA. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3435 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização geográfica | pt_BR |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.title | “Mas adivinhe, agora ela tinha se perdido”: geografia nos anos iniciais, literatura e alfabetização geográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia tem como objetivo compreender de que maneira a literatura infanto-juvenil pode contribuir para o processo de alfabetização geográfica no ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho girou em torno da seguinte inquietação: de que modo a literatura pode contribuir no processo de alfabetização geográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para tanto, a investigação ancorou-se na metodologia qualitativa de pesquisa, utilizando a análise documental, tomando os livros literários como um documento-texto. Desse modo, foram analisados três contos literários a saber: “Gabi, perdi a hora”, “As brincotecas” e “O casamento da princesa”, tais obras integram o Programa Nacional Biblioteca na Escola, o trabalho de escolha se deu de forma minuciosa, tendo como princípio elementos geográficos presente nos enredos literários. Utilizou-se de aportes teóricos os estudos sobre ensino de Geografia nos iniciais e trabalhos que relacionam Geografia e Literatura, a saber: Callai (2004, 2005 e 2010), Straforini (2008), Beraldi (2010), Moraes e Callai (2013), Silva e Barbosa (2014), Ferreira e Castrogiovanni (2015), Lopes (2008), e Mazzoneto e Moreira (2006). Em síntese conclusiva, o estudo revelou contribuições significativas da literatura para o ensino de Geografia nos iniciais, sobretudo, considerando o processo de alfabetização geográfica. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Meireles, Mariana Martins | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Erica Bastos da | - |
dc.contributor.referee2 | Reis, Maíra Lopes dos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adivinhe_Agora_Ela_TCC_2017.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.