Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3433
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Estudante, trabalhadora, mãe: trajetórias de vida-formação-profissão de mulheres universitárias |
metadata.dc.creator: | Silva, Ana Claúdia Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Meireles, Mariana Martins |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Erica Bastos da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Citación : | SILVA, Ana Claúdia Oliveira. Estudante, trabalhadora, mãe: trajetórias de vida-formação-profissão de mulheres universitárias, Amargosa-BA. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como finalidade de conhecer a trajetória de mães, mulheres e trabalhadoras no espaço acadêmico, buscando assim, discutir as dificuldades e dilemas encontrados para finalizar o curso universitário. Para isso, tem-se as seguintes questõesproblema: Quais os dilemas encontrados pelas mães, trabalhadoras e estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia? De que maneira estas mulheres conseguem conciliar a múltiplas jornadas no período da universidade? Para embasar essas questões utilizamos os seguintes referenciais teóricos e metodológicos: Aragão e Kreutz (2019), Carreira (2001), Catroga (2001), Costa (2001), Meireles (2000), Locks (2016), Josso (2006), Nóvoa (1993), Goldenberg (1997) e Minayo (2001). No âmbito da metodologia, o estudo fundamenta-se trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho (auto)biográfica, tendo como instrumento de recolha de dados memoriais (auto)biográficos de cinco estudantes do curso de Pedagogia. De certo modo, para a construção deste trabalho buscamos compreender e relacionar elementos da vida-profissão das mulheres-narradoras com o processo de formação acadêmica através do dispositivo reflexivo e formativo chamado memorial. Em suma, a pesquisa revelou as trajetórias sinuosas vivenciadas quatro mulheres, com ênfase nos dilemas e dificuldades experienciadas por elas durante o processo de formação universitária. Especificamente por terem que conciliar a múltiplas jornadas de: estudante, trabalhadora e mãe. |
Palabras clave : | Pedagogia - Estudante Mulher universitária Professor - Formação |
Resumen : | This Course Completion Work (TCC), has objective to reflect about the trajectory of mothers, women and workers in academic space. In this way, to discuss the difficulties and dilemmas encountered to finish the university course. For that, the following questions are problematic: What are the dilemmas encountered by mothers, women and workers at the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-CFP? Are there student stay programs at the University? How can women, mothers and workers manage to reconcile the triple journey during the university period? To base these questions we use the following theoretical references to incorporate the studies: Aragão e Kreutz (2019), Brasil. (2019), Carreira (2001), Catroga (2001), Costa (2001), Meireles (2000), Locks (2016), Josso (2006),Nóvoa (1993), Goldenberg (1997) e Minayo (2001). Thus, the data leveraged in this research was carried out through autobiographical memorials, aiming at qualitative research. For, through the method employed, we will achieve greater contact with the objects of study, thus being able to simultaneously use a historical analysis of the narratives as well as to undertake a sociological reflection on the cases addressed. Concomitant to this, we seek to relate the life-professional of these narrators with the process of academic formation to consider the reflexive-formative devices. Therefore, we use the narratives of this research, allied to the theoretical conceptions that discuss the theme of the research, such as studies about memories and trajectories involved socioeducative stories of lives in formation. In sum, the research clarifies the paths taken by mothers, women, workers who entered at the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-CFP, needing to reconcile the triple journey and still consider the academic pluralities existing in our contemporary society. |
metadata.dc.subject.en: | Pedagogy - Student College women Teacher - Training |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 27-feb-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-04T20:47:47Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3433 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estudante_Trabalhadora_Mae_TCC_2019.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.