Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Claúdia Oliveira-
dc.date.accessioned2024-09-04T20:47:47Z-
dc.date.available2024-09-04T20:47:47Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Claúdia Oliveira. Estudante, trabalhadora, mãe: trajetórias de vida-formação-profissão de mulheres universitárias, Amargosa-BA. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3433-
dc.description.abstractThis Course Completion Work (TCC), has objective to reflect about the trajectory of mothers, women and workers in academic space. In this way, to discuss the difficulties and dilemmas encountered to finish the university course. For that, the following questions are problematic: What are the dilemmas encountered by mothers, women and workers at the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-CFP? Are there student stay programs at the University? How can women, mothers and workers manage to reconcile the triple journey during the university period? To base these questions we use the following theoretical references to incorporate the studies: Aragão e Kreutz (2019), Brasil. (2019), Carreira (2001), Catroga (2001), Costa (2001), Meireles (2000), Locks (2016), Josso (2006),Nóvoa (1993), Goldenberg (1997) e Minayo (2001). Thus, the data leveraged in this research was carried out through autobiographical memorials, aiming at qualitative research. For, through the method employed, we will achieve greater contact with the objects of study, thus being able to simultaneously use a historical analysis of the narratives as well as to undertake a sociological reflection on the cases addressed. Concomitant to this, we seek to relate the life-professional of these narrators with the process of academic formation to consider the reflexive-formative devices. Therefore, we use the narratives of this research, allied to the theoretical conceptions that discuss the theme of the research, such as studies about memories and trajectories involved socioeducative stories of lives in formation. In sum, the research clarifies the paths taken by mothers, women, workers who entered at the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-CFP, needing to reconcile the triple journey and still consider the academic pluralities existing in our contemporary society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia - Estudantept_BR
dc.subjectMulher universitáriapt_BR
dc.subjectProfessor - Formaçãopt_BR
dc.titleEstudante, trabalhadora, mãe: trajetórias de vida-formação-profissão de mulheres universitáriaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como finalidade de conhecer a trajetória de mães, mulheres e trabalhadoras no espaço acadêmico, buscando assim, discutir as dificuldades e dilemas encontrados para finalizar o curso universitário. Para isso, tem-se as seguintes questõesproblema: Quais os dilemas encontrados pelas mães, trabalhadoras e estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia? De que maneira estas mulheres conseguem conciliar a múltiplas jornadas no período da universidade? Para embasar essas questões utilizamos os seguintes referenciais teóricos e metodológicos: Aragão e Kreutz (2019), Carreira (2001), Catroga (2001), Costa (2001), Meireles (2000), Locks (2016), Josso (2006), Nóvoa (1993), Goldenberg (1997) e Minayo (2001). No âmbito da metodologia, o estudo fundamenta-se trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho (auto)biográfica, tendo como instrumento de recolha de dados memoriais (auto)biográficos de cinco estudantes do curso de Pedagogia. De certo modo, para a construção deste trabalho buscamos compreender e relacionar elementos da vida-profissão das mulheres-narradoras com o processo de formação acadêmica através do dispositivo reflexivo e formativo chamado memorial. Em suma, a pesquisa revelou as trajetórias sinuosas vivenciadas quatro mulheres, com ênfase nos dilemas e dificuldades experienciadas por elas durante o processo de formação universitária. Especificamente por terem que conciliar a múltiplas jornadas de: estudante, trabalhadora e mãe.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Meireles, Mariana Martins-
dc.contributor.referee1Silva, Erica Bastos da-
dc.contributor.referee2Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.enPedagogy - Studentpt_BR
dc.subject.enCollege womenpt_BR
dc.subject.enTeacher - Trainingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudante_Trabalhadora_Mae_TCC_2019.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.