Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Aprendizagem de língua inglesa na escola pública: is it possible?
Autor(es): Santos, Regiane Costa dos
Orientador(a): Tôrres, Conceição
Referência: SANTOS, Regiane Costa dos. Aprendizagem de língua inglesa na escola pública: is it possible?, Amargosa-BA. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
Resumo: O presente artigo discorre acerca da aprendizagem de língua inglesa na escola pública. Dentre muitas dificuldades que permeiam esse cenário, buscou-se compreender a raiz do discurso do fracasso e as suas devidas consequências a fim de responder o porquê dos alunos da escola pública investirem, em média, 5 a 7 anos estudando o idioma, mas, ao concluírem o ensino médio, não se tornam fluentes nele. Em vista disso, este trabalho se atém às expectativas de mudanças positivas nesse cenário desanimador aguçando o desenvolvimento oral, fundamentando-se em uma revisão de literatura sobre o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa desde a sua inserção no currículo educacional brasileiro até os dias atuais. O referencial teórico amparou-se nos estudos relativos a crenças e atitudes negativas (Anjos, 2019; Anjos e Siqueira, 2012; Barcelos, 2011; Coelho, 2005), ao contexto histórico do ensino de língua inglesa no Brasil (Santos, Oliveira e Souza, 2019; Santos, 2011), a educação linguística pública (David, 2016; Leffa, 2011; Lima, 2011; Oliveira, 2011; Paiva, 2003) e ao desenvolvimento oral, ensino fundamental e cursos de Letras (Trevisol, Santos e Alves, 2014; Tsutya, 2013; Miccoli, 2011; Silva, 2011). Constatouse que aprender inglês na escola pública pode se tornar uma realidade.
Palavras-chave: Língua inglesa
Escola pública
Ensino
Aprendizagem
Resumo em inglês: This article discusses English language learning in public schools. Among the many difficulties that permeate this scenario, we sought to understand the root of the discourse of failure and its due consequences in order to answer why public High School students spend, on average, 5 to 7 years studying the language, but, when they graduate, they are not fluent in it at all. In view of that, this work lives up to expectations of positive changes .in this discouraging scenario stimulating oral development, based on a literature review on the teaching-learning process of the English language since its insertion in the Brazilian educational curriculum to the present day. The theoretical framework was supported by studies on negative beliefs and attitudes (Anjos, 2019; Anjos and Siqueira, 2012; Barcelos, 2011; Coelho, 2005), to the historical context of teaching and the English language in Brazil (Santos, Oliveira and Souza, 2019; Santos, 2011), public language education (David, 2016; Leffa, 2011; Lima, 2011; Oliveira, 2011; Paiva, 2003) and oral development, elementary education and Language courses (Trevisol, Santos and Alves, 2014; Tsutya, 2013; Miccoli, 2011; Silva, 2011). It was found that learning English in public school can become a reality.
Palavras-chave em inglês: English
Public schools
Teaching
Learning
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 2021
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-02T18:35:02Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3403
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