Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Regiane Costa dos-
dc.date.accessioned2024-09-02T18:35:02Z-
dc.date.available2024-09-02T18:35:02Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTOS, Regiane Costa dos. Aprendizagem de língua inglesa na escola pública: is it possible?, Amargosa-BA. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3403-
dc.description.abstractThis article discusses English language learning in public schools. Among the many difficulties that permeate this scenario, we sought to understand the root of the discourse of failure and its due consequences in order to answer why public High School students spend, on average, 5 to 7 years studying the language, but, when they graduate, they are not fluent in it at all. In view of that, this work lives up to expectations of positive changes .in this discouraging scenario stimulating oral development, based on a literature review on the teaching-learning process of the English language since its insertion in the Brazilian educational curriculum to the present day. The theoretical framework was supported by studies on negative beliefs and attitudes (Anjos, 2019; Anjos and Siqueira, 2012; Barcelos, 2011; Coelho, 2005), to the historical context of teaching and the English language in Brazil (Santos, Oliveira and Souza, 2019; Santos, 2011), public language education (David, 2016; Leffa, 2011; Lima, 2011; Oliveira, 2011; Paiva, 2003) and oral development, elementary education and Language courses (Trevisol, Santos and Alves, 2014; Tsutya, 2013; Miccoli, 2011; Silva, 2011). It was found that learning English in public school can become a reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAprendizagem de língua inglesa na escola pública: is it possible?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo discorre acerca da aprendizagem de língua inglesa na escola pública. Dentre muitas dificuldades que permeiam esse cenário, buscou-se compreender a raiz do discurso do fracasso e as suas devidas consequências a fim de responder o porquê dos alunos da escola pública investirem, em média, 5 a 7 anos estudando o idioma, mas, ao concluírem o ensino médio, não se tornam fluentes nele. Em vista disso, este trabalho se atém às expectativas de mudanças positivas nesse cenário desanimador aguçando o desenvolvimento oral, fundamentando-se em uma revisão de literatura sobre o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa desde a sua inserção no currículo educacional brasileiro até os dias atuais. O referencial teórico amparou-se nos estudos relativos a crenças e atitudes negativas (Anjos, 2019; Anjos e Siqueira, 2012; Barcelos, 2011; Coelho, 2005), ao contexto histórico do ensino de língua inglesa no Brasil (Santos, Oliveira e Souza, 2019; Santos, 2011), a educação linguística pública (David, 2016; Leffa, 2011; Lima, 2011; Oliveira, 2011; Paiva, 2003) e ao desenvolvimento oral, ensino fundamental e cursos de Letras (Trevisol, Santos e Alves, 2014; Tsutya, 2013; Miccoli, 2011; Silva, 2011). Constatouse que aprender inglês na escola pública pode se tornar uma realidade.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Tôrres, Conceição-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.enEnglishpt_BR
dc.subject.enPublic schoolspt_BR
dc.subject.enTeachingpt_BR
dc.subject.enLearningpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem_Língua_Inglesa_TCC_2021.pdf455,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.