Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores PPGEDUCAMPO - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3367
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Title: Programa Bolsa Família e educação do campo: uma análise da trajetória de famílias no município de Ubaíra-BA
metadata.dc.creator: Menezes, Elionai Pereira de Cerqueira
metadata.dc.contributor.advisor1: Godinho, Luis Flávio Reis
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Luiz Paulo Jesus de
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Ilzamar Silva
Citation: MENEZES, Elionai Pereira de Cerqueira. Programa Bolsa Família e educação do campo: uma análise da trajetória de famílias no município de Ubaíra-BA, Amargosa-BA. 2022. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação do Campo) ‒ Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O estudo teve como objetivo geral, tecer reflexões a partir da trajetória de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família - PBF do Município de Ubaíra-BA, apresentando uma analise sobre a pobreza, vulnerabilidade e acompanhamento familiar e como objetivos específicos: realizar levantamento do perfil social das famílias beneficiárias do PBF no Município de Ubaíra-BA; Compreender quais são os limites das políticas sociais com respeito às famílias do campo; Refletir sobre as questões concernentes ao direito a educação do campo; Analisar em que medida o PBF contribuiu para o enfrentamento da pobreza; Identificar quais são os principais desafios e estratégias das famílias camponesas que não possuem terras suficientes para produzir e necessitam do PBF para sobreviver. Para tanto, recorreu-se à metodologia quanti-qualitativa de pesquisa, desenvolvida a partir de discussão bibliográfica, as quais envolvem reflexões sobre os processos históricos e sociais relacionados à produção da pobreza no contexto camponês. Foram analisados documentos legais, como: Regulamentação da Proteção Social Básica, Leis e Normativas do Programa Bolsa Família (PBF) com renda mínima e condicionalidades, entre outros. Além disso, utilizou-se de entrevista semiestruturada com dez pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Família, dois professores, uma vice-diretora e uma diretora do Colégio Municipal Girassol do povoado do Alto da Lagoinha, Município de Ubaíra-BA. Ao final da pesquisa, constatou-se que as famílias que vivem no território camponês de Ubaíra, vivenciam diversas situações de vulnerabilidades, tais como: contextos de violência, filhos com histórico de evasão escolar, alto índice de insegurança alimentar, famílias que se enquadram nos critérios dos programas de transferência de renda e que vivenciam discriminação étnico-racial e desigualdades socioeconômicas. Tais percepções expressam o alto contingente de pauperização do município, comprovado a partir do alto índice de famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família que chegou a 3.956 no ano de 2020. Diante dos dados, foi possível desenvolver um perfil dos usuários da política de assistência no município, o qual apresenta os desafios enfrentados e a importância do Programa Bolsa Família que foi essencial para complementar a renda das famílias e garantir acesso à alimentação. A pesquisa oportunizou também apresentar a visão dos educadores do território camponês do povoado do Alto da Lagoinha sobre a produção da pobreza na comunidade e como se dá a relação da Escola com a comunidade - famílias e suas demandas socioeconômicas. Os profissionais da escola identificaram alguns indicadores da pobreza na comunidade, embora nem todos tenham uma visão aprofundada das origens históricas e sociais da pobreza. Constatou-se ainda que, mesmo sem conhecimento aprofundado sobre o programa Bolsa Família, todos os entrevistados consideram o programa como algo positivo, tanto na vida das famílias quanto no contexto educacional, onde contribuiu muito para diminuir os casos de evasão e abandono escolar.
Keywords: Educação do campo
Vulnerabilidade social
Bolsa Família - Programa
Abstract: The study there was like main goal, weave reflections from the trajectory of families beneficiaries from the Bolsa Família program, of county in Ubaíra-BA, presenting na analysis about poverty, vulnerability it is Family acompaniment and as specific objectives: carry out a socialprofile survey of the beneficiary families from of beneficiaries families from the Programa de Transferência de Renda do Bolsa Família in Ubaíra city; understand what are the limits of social policies with respect to rural families; reflecton issues concerning the countryside; analyze to what extent the Bolsa Família program contributed to the fight against poverty; identify wath are the main challenges and strategies of peasant families who do not enough land and the Bolsa Família program to survive.To do so, we resorted to the quanti quali research methodology, that it is developed from bibliographical discussion, which with reflections on the historical and social processes related to the production of poverty in the countryside context. We used documental analysis based on legal documents: Regulamentação da Proteção Social Básica, Leis e Normativas do Programa Bolsa Família (PBF) with minimum income and conditionalities, among others; and semi-structured interview with the research subjects, which were ten (10) beneficiaries of the Programa Bolsa Família, two teachers, and the Colégio Municipal Girassol principal and vice-principal, in the Alto da Lagoinha village, in Ubaíra-Ba city. At the end of this research, it was found that families living in Ubaira’s countryside territory, experience different situations of vulnerability, such as: contexts of violence, children with a history of school dropout, food insecurity high rate, families that have the necessary criteria of the income transfer programs, such as the experience of ethnic-racial discrimination, and socioeconomic inequalities. The scenario that expresses the high impoverishment contingent in this, which can be seen from the high rate of families benefiting from the Bolsa Família Program, which reached 3,956 in 2020. Facing these informations, it was possible to develop a profile of the users of the assistance policy in this city, showing the challenges faced, and the Bolsa Família importance, that, among other information, it was important to supplement the families' income and guarantee their nutrition. The research also made it possible to present the educators vision from the countryside territory of Alto da Lagoinha on the poverty production in the community and how the relationship between the School and the community - families and their socioeconomic demands- takes place. School professionals have identified some indicators of poverty in the community, although not all of them have a deep view of the historical and social origins of poverty. It was also found that, even without deep knowledge about the Programa Bolsa Família, all respondents see the program as something positive, both in the lives of families and in the educational context, that contributed a lot to reduce cases of evasion and school dropout.
metadata.dc.subject.en: Rural education
Social vulnerability
Bolsa Família - Program
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo
Issue Date: 20-Dec-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-19T20:47:50Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3367
Appears in Collections:CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Programa_Bolsa_Familia_Dissertacao_2022.pdf1,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.