Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Carla da Cruz-
dc.date.accessioned2024-08-19T18:49:31Z-
dc.date.available2024-08-19T18:49:31Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Carla da Cruz. A biblioteca escolar e seu papel na formação de leitores: uma abordagem à luz das concepções e práticas das professoras, Amargosa-BA. 2019. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3356-
dc.description.abstractThis work consists of a reflection on the importance of the school library for the formation of readers in the initial years of elementary school, aiming to understand how teachers use the school library in the process of student education Readers. The research subjects consisted of six students and two teachers from the first cycle of the initial years. For this, a research with a qualitative approach was carried out, with a field study design. For data collection, the observation, interview and reading diagnosis were used as instruments. For the theoretical and conceptual approach, this study was based on the studies of Silva (2015), Lourenço Filho (1946), Silva (2006), Burlamaque, Martins and Araújo (2011) among others who contribute to broaden the discussions on the theme. It was possible to verify that through the research data that the school library contributes significantly in the process for the formation of readers, especially in the early years of elementary school. In summary, the research indicates that the exploration of the school library space happens in the locus researched, even if in a shy way, directly influencing the students ' school development. Thus, we perceive the need to explore this space more and more, in order to favor better results in the difficult reading process, especially in the literacy cycle. It is hoped that this research contributes significantly to the expansion of the theme in question, bringing qualitative contributions that can promote reflections on the school library and become seen as an indispensable space for the process of Reading learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.titleA biblioteca escolar e seu papel na formação de leitores: uma abordagem à luz das concepções e práticas das professoraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma reflexão sobre a importância da biblioteca escolar para formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo compreender como e se as professoras utilizam a biblioteca escolar no processo de formação de alunos leitores. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por seis estudantes e duas professoras do primeiro ciclo dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, com delineamento em estudo de campo. Para a coleta dos dados foram utilizados como instrumentos a observação, a entrevista e um diagnóstico de leitura. Para a abordagem teórica e conceitual, este estudo foi fundamentado a partir dos estudos de Silva (2015), Lourenço Filho (1946), Silva (2006), Burlamaque, Martins e Araújo (2011) entre outros, que contribuem para ampliar as discussões sobre a temática. Foi possível constatar através dos dados da pesquisa que a biblioteca escolar contribui de forma significante para o processo de formação de leitores, em especial, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em síntese, a pesquisa aponta que a exploração do espaço da biblioteca escolar, acontece no locus pesquisado, mesmo que de forma tímida, influenciando diretamente no desenvolvimento escolar dos estudantes. Assim, notou-se a necessidade de explorar cada vez mais esse espaço, principalmente no ciclo de alfabetização, a fim de favorecer melhores resultados no processo de leitura. Espera-se que esta pesquisa contribua de forma significativa para ampliação do tema, trazendo contribuições qualitativas que possam promover reflexões sobre a biblioteca escolar e passe a ser vista como um espaço indispensável para o processo de aprendizagem da leitura.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee1Silva, Erica Bastos da-
dc.contributor.referee2Clark, Geórgia Nelly-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.enSchool librarypt_BR
dc.subject.enElementary schoolpt_BR
dc.subject.enReadingpt_BR
dc.subject.enReader trainingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Biblioteca_Escolar_Papel_TCC_2019.pdf840,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.