Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CFP - Especialização em Educação e Interdisciplinaridades - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3292
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A formação docente para o trabalho interdisciplinar: o que nos dizem os egressos do Curso de Pedagogia da UFRB
metadata.dc.creator: Brito, Aline dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Djeisson Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Fernando Henrique Tisque dos
Citación : BRITO, Aline dos Santos. A formação docente para o trabalho interdisciplinar: o que nos dizem os egressos do Curso de Pedagogia da UFRB, Amargosa-BA. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Interdisciplinaridade) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo analisa a perspectiva de egressos do curso de Pedagogia da UFRB acerca da interdisciplinaridade na formação docente. A pesquisa que deu origem a este artigo teve como objetivo analisar de que forma a interdisciplinaridade está inserida no processo de formação de professores, para refletir sobre o trato desses saberes na prática pedagógica do futuro docente na sala de aula. A metodologia utilizada para que se concretizasse o referido objetivo foi a pesquisa qualitativa, com base em análise bibliográfica e questionários aplicados aos/às colaboradores (as). O estudo teve como aporte teórico autores como Fazenda (2002), Thiesen (2008) e Klein (2012) que tratam a interdisciplinaridade como um caminho para superar os problemas disciplinares tradicionais de uma educação fragmentada, incapaz de atender as demandas de um ensino que considere a totalidade dos sujeitos. A pesquisa permitiu compreender o quanto é importante incorporar o conceito de interdisciplinaridade desde os primeiros semestres dos cursos de licenciatura, para formar docentes capazes de refletir, discutir e possibilitar atitudes interdisciplinares, favorecendo novas formas de pensar e agir, construindo propostas que privilegiem a abertura para uma vivência interativa, mediada por conhecimentos diversificados.
Palabras clave : Educação - Prática pedagógica
Professor - Formação
Interdisciplinaridade
Resumen : This article analyzes the perspective of graduates of the Pedagogy course at UFRB about interdisciplinary in teacher training. The research that originated this article aimed at analyzing how interdisciplinary is inserted in the teacher training process, to reflect on the treatment of this knowledge in the pedagogical practice of future teachers in the classroom. The methodology used to achieve this objective was qualitative research, based on bibliographical analysis and questionnaires applied to collaborators. The study had authors such as Fazenda (2002), Thiesen (2008) and Klein (2012) as theoretical support, who treat interdisciplinary as a way to overcome the traditional disciplinary problems of a fragmented education, unable to meet the demands of a teaching process that considers the totality of subjects. The research made it possible to understand how important it is to incorporate the concept of interdisciplinary from the first semesters of the degree courses, to train teachers capable of reflecting, discussing and enabling interdisciplinary attitudes, favoring new ways of thinking and acting, building proposals that favor openness to an interactive experience, mediated by diversified knowledge.
metadata.dc.subject.en: Education - Pedagogical practice
Teacher - Training
Interdisciplinary
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
metadata.dc.publisher.program: Outro Programa de Pós-Graduação da UFRB
Fecha de publicación : 12-dic-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-31T17:20:04Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3292
Aparece en las colecciones: CFP - Especialização em Educação e Interdisciplinaridades - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Formacao_Docente_Trabalho_TCC_2022.pdf546,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.