Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3292
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Aline dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T17:20:04Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T17:20:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Aline dos Santos. A formação docente para o trabalho interdisciplinar: o que nos dizem os egressos do Curso de Pedagogia da UFRB, Amargosa-BA. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Interdisciplinaridade) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3292 | - |
dc.description.abstract | This article analyzes the perspective of graduates of the Pedagogy course at UFRB about interdisciplinary in teacher training. The research that originated this article aimed at analyzing how interdisciplinary is inserted in the teacher training process, to reflect on the treatment of this knowledge in the pedagogical practice of future teachers in the classroom. The methodology used to achieve this objective was qualitative research, based on bibliographical analysis and questionnaires applied to collaborators. The study had authors such as Fazenda (2002), Thiesen (2008) and Klein (2012) as theoretical support, who treat interdisciplinary as a way to overcome the traditional disciplinary problems of a fragmented education, unable to meet the demands of a teaching process that considers the totality of subjects. The research made it possible to understand how important it is to incorporate the concept of interdisciplinary from the first semesters of the degree courses, to train teachers capable of reflecting, discussing and enabling interdisciplinary attitudes, favoring new ways of thinking and acting, building proposals that favor openness to an interactive experience, mediated by diversified knowledge. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Professor - Formação | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | A formação docente para o trabalho interdisciplinar: o que nos dizem os egressos do Curso de Pedagogia da UFRB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo analisa a perspectiva de egressos do curso de Pedagogia da UFRB acerca da interdisciplinaridade na formação docente. A pesquisa que deu origem a este artigo teve como objetivo analisar de que forma a interdisciplinaridade está inserida no processo de formação de professores, para refletir sobre o trato desses saberes na prática pedagógica do futuro docente na sala de aula. A metodologia utilizada para que se concretizasse o referido objetivo foi a pesquisa qualitativa, com base em análise bibliográfica e questionários aplicados aos/às colaboradores (as). O estudo teve como aporte teórico autores como Fazenda (2002), Thiesen (2008) e Klein (2012) que tratam a interdisciplinaridade como um caminho para superar os problemas disciplinares tradicionais de uma educação fragmentada, incapaz de atender as demandas de um ensino que considere a totalidade dos sujeitos. A pesquisa permitiu compreender o quanto é importante incorporar o conceito de interdisciplinaridade desde os primeiros semestres dos cursos de licenciatura, para formar docentes capazes de refletir, discutir e possibilitar atitudes interdisciplinares, favorecendo novas formas de pensar e agir, construindo propostas que privilegiem a abertura para uma vivência interativa, mediada por conhecimentos diversificados. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Djeisson Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Fernando Henrique Tisque dos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.program | Outro Programa de Pós-Graduação da UFRB | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.en | Education - Pedagogical practice | pt_BR |
dc.subject.en | Teacher - Training | pt_BR |
dc.subject.en | Interdisciplinary | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Especialização em Educação e Interdisciplinaridades - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Docente_Trabalho_TCC_2022.pdf | 546,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.