Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3289
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Isadora da Silva e |
Orientador(a): | Silva, Erica Bastos da |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Membro(a) da banca: | Orrico, Nanci Rodrigues |
Referência: | SILVA, Isadora da Silva e. Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, Amargosa-BA. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho monográfico intitulado como “Alfabetização e Letramento nas Séries Inicias do Ensino Fundamental”, tem como objetivo compreender como acontecem os processos de Alfabetização e Letramento em classes do 3º ano do Ensino Fundamental, no município de Milagres-Ba. Além disso, esta monografia pretende discutir sobre as práticas docentes e as metodologias utilizadas em sala de aula pelos professores, pretende também compreender como os educandos (as) fazem a apropriação da leitura e da escrita, bem como, seu uso nas práticas sociais. Desse modo, para referenciar este estudo, foram utilizados autores como Soares (2003), Tfouni (2010), Kleiman (2005), Silva (2007), Freire (1986), Ferreiro (2011), Mortatti (2004), Minayo (2012), Santos e Albuquerque (2007), dentre outros. A pesquisa realizada teve abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos para colher os dados: a observação e entrevista semiestruturada. Foi estabelecido um diálogo com a docente regente e com os educandos (as) da classe do 3° ano do Ensino Fundamental. A partir dessas investigações obtivemos os resultados propostos no que diz respeito a importância da escolha metodológica utilizada pelo docente, para a aquisição da leitura e da escrita dos educandos (as). O estudo é estruturado por meio dos conceitos e processos de Alfabetização e Letramento, bem como as discussões contemporâneas sobre a temática, trazendo assim, a importância da perspectiva atual alfabetizar/letrando. Espera-se que esta pesquisa traga reflexões para professores e pesquisadores, tais como: de que maneira utilizar o método no processo alfabetizador, a importância da formação continuada para os docentes e como os educandos (as) se apropriam da Alfabetização e Letramento. |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Prática pedagógica |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 29-Ago-2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-07-26T16:15:34Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3289 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alfabetizacao_Letramento_Anos_TCC_2018.pdf | 748,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.