Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3289
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Silva, Isadora da Silva e
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Erica Bastos da
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Orrico, Nanci Rodrigues
Citation: SILVA, Isadora da Silva e. Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, Amargosa-BA. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico intitulado como “Alfabetização e Letramento nas Séries Inicias do Ensino Fundamental”, tem como objetivo compreender como acontecem os processos de Alfabetização e Letramento em classes do 3º ano do Ensino Fundamental, no município de Milagres-Ba. Além disso, esta monografia pretende discutir sobre as práticas docentes e as metodologias utilizadas em sala de aula pelos professores, pretende também compreender como os educandos (as) fazem a apropriação da leitura e da escrita, bem como, seu uso nas práticas sociais. Desse modo, para referenciar este estudo, foram utilizados autores como Soares (2003), Tfouni (2010), Kleiman (2005), Silva (2007), Freire (1986), Ferreiro (2011), Mortatti (2004), Minayo (2012), Santos e Albuquerque (2007), dentre outros. A pesquisa realizada teve abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos para colher os dados: a observação e entrevista semiestruturada. Foi estabelecido um diálogo com a docente regente e com os educandos (as) da classe do 3° ano do Ensino Fundamental. A partir dessas investigações obtivemos os resultados propostos no que diz respeito a importância da escolha metodológica utilizada pelo docente, para a aquisição da leitura e da escrita dos educandos (as). O estudo é estruturado por meio dos conceitos e processos de Alfabetização e Letramento, bem como as discussões contemporâneas sobre a temática, trazendo assim, a importância da perspectiva atual alfabetizar/letrando. Espera-se que esta pesquisa traga reflexões para professores e pesquisadores, tais como: de que maneira utilizar o método no processo alfabetizador, a importância da formação continuada para os docentes e como os educandos (as) se apropriam da Alfabetização e Letramento.
Keywords: Alfabetização
Letramento
Prática pedagógica
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 29-Aug-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-26T16:15:34Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3289
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alfabetizacao_Letramento_Anos_TCC_2018.pdf748,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.