Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Vulnerabilidade social e os impactos na aprendizagem de crianças de cinco a nove anos
Autor(es): Souza, Taiane Teixeira
Orientador(a): Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
Membro(a) da banca: Guimarães, Rafaela Sousa
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Referência: SOUZA, Taiane Teixeira. Vulnerabilidade social e os impactos na aprendizagem de crianças de cinco a nove anos, Amargosa-BA. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como finalidade compreender de que forma o contexto de vulnerabilidade social dos educandos causam impactos direta ou indiretamente na aprendizagem dos mesmos. O referencial teórico que sustentou este trabalho então em: Freitas e Shelton (2005) apud Kuhlmann (1998), e Estatuto da Criança e Adolescente (ECA,1990), vulnerabilidade: Monteiro (2011), Carmo e Guizardi (2018) e (Bezerra, 2018), construção da identidade: Mizukami (1986) e relações sociais: Jean Piaget (1896 – 1980) e Lev Seminovitch Vygotsky (1896 – 1934). A metodologia utilizada foi à pesquisa de levantamento bibliográfico das principais legislações sancionadas no período entre 2010 a 2020. As fontes primárias (fontes retiradas da própria legislação) e secundárias (fontes comentadas) foram compiladas em fichamentos e discutidas a luz das necessidades de proteção da infância. Os resultados mostram que há muitos tipos de violências contra a infância e que apesar das leis de proteção à infância observa-se ainda que há um longo caminho a trilhar para que a infância tenha os seus direitos de proteção atendidos e consolidados.
Palavras-chave: Educação de crianças
Vulnerabilidade social
Violência infantil
Resumo em inglês: This work of conclusion of course has to understand how the context of social vulnerability of students cause direct or indirect impacts on their learning. The theoretical framework that supported this work in: Freitas and Shelton (2005) apud Kuhlmann (1998), and Statute of the Child and Adolescent (ECA, 1990), vulnerability: Monteiro (2011), Carmo and Guizardi (2018) and (Bezerra, 2018), identity construction: Mizukami (1986) and social relations: Jean Piaget (1896 - 1980) and Lev Seminovitch Vygotsky (1896 - 1934). The methodology used was a bibliographic survey of the main legislation enacted in the period between 2010 and 2020. The primary sources (sources taken from the legislation itself) and secondary sources (commented sources) were compiled into files and discussed in the light of the protection needs of children. . The results show that there are many types of violence against children and that despite the child protection laws, there is still a long way to go so that children have their protection rights taken care of and consolidated.
Palavras-chave em inglês: Children's education
Social vulnerability
Child violence
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 25-Mai-2021
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-07-24T18:16:17Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3267
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